Nas últimas duas semanas, ocorreu a quarta edição do Inverno com Ciência, evento organizado pelo Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira juntamente com o NUPEM que visa a abordagem de assuntos relacionados ao universo da ciência através de palestras, oficinas, mesas redondas, minicursos e outros.

A mesa responsável pela sessão de abertura foi presidida pelo Reitor da UFRJ, Prof. Roberto Leher e contou com a presença da Vice-Reitora Profª Denise Fernandes Lopez Nascimento; da Substituta Eventual da Direção-Geral do Campus UFRJ-Macaé, Profª Roberta Pereira Coutinho; do Professor Titular da UFRJ e Vice-diretor do NUPEM - Prof. Francisco de Assis Esteves, como Presidente do Evento; do Prof. Daniel Arruda Nascimento, Diretor da UFF-Macaé; do Professor Guto Garcia, Secretário de Educação do Município de Macaé; e da Profª Rogéria Moreira de Ipanema, Assessora Especial da Pró-reitoria de Extensão.
A cerimônia teve início com a apresentação do Coral da Cidade Universitária formado por alunos, técnicos e professores, sob a regência do Prof. Gunnar Taets. Durante o show, foram entoadas músicas de diversos estilos musicais, emocionando todos os presentes com o repertório e por conta da iniciativa de trazer a música para o ambiente acadêmico.
Logo após, foi composta a mesa de abertura e o Magnífico Reitor da UFRJ demonstrou todo o seu contentamento e orgulho por estar presente na abertura do Inverno com Ciência 2017, parabenizando a todos os envolvidos, cujos esforços são imprescindíveis para o êxito do evento. O professor Francisco de Assis Esteves, assim como os demais membros da mesa, também parabenizou a todos os envolvidos e observou a importância de levar a ciência para a comunidade, como parte do papel transformador da educação em nossa sociedade.

Finalizando, o evento de abertura contou com a honrosa participação do Reitor Honorário da Universidade de Lisboa: Prof. Dr. António Manuel Seixas Sampaio Da Nóvoa, o qual proferiu a palestra "A formação dos professores no Século XXI", demonstrando a importância da formação continuada e das práticas pedagógicas diferenciadas no cenário educacional não só de nosso país, mas do mundo. Nóvoa demonstrou que a Universidade deve ter um papel transformador na sociedade e deve transcender os muros da academia, levando conhecimento a todos como polo de conhecimento, tecnologia e inovação, além de promover a verdadeira "resistência" nesse período de crise.
Com uma programação bastante diversificada, a edição 2017 do Inverno com Ciência aconteceu não só nas dependências da UFRJ mas também em escolas públicas, no HPM, além de outras instituições do Município de Macaé. O evento cumpriu com sua finalidade oferecendo minicursos, oficinas, palestras, mesas redondas, campanhas educativas, passeios ecológicos e momentos artístico culturais, configurando-se como uma importante ação do Campus UFRJ-Macaé no intuito de reafirmar e dar cumprimento ao compromisso social da universidade pública, fundamentada na ideia de extensão universitária como processo educativo, cultural e científico, contemplando a articulação entre o ensino e a pesquisa, de maneira a possibilitar uma interação transformadora entre universidade e sociedade.