A Direção do Campus UFRJ-Macaé e a Subprefeitura em parceria com a Prefeitura Municipal de Macaé selaram um acordo pelo qual os alunos dos cursos de graduação da UFRJ poderão almoçar pelo preço acessível de R$1,00, mesmo serviço que é oferecido à população. Para o deslocamento dos alunos, a UFRJ vai disponibilizar transporte gratuito em intervalos regulares para atender a demanda das 12h às 13h30 para que os discentes utilizem o restaurante popular da Aroeira.

O evento-teste de logísitca e transporte para o Restaurante Popular de Macaé ocorreu na quarta feira dia 30/08 e, após análise de técnicos da Subprefeitura e da Secretaria Municipal de Transportes algumas alterações foram definidas, para que fossem menos impactante ao trânsito conforme orientação da Coordenação da Mobilidade Urbana que esteve presente ao evento. Foram ouvidos também, relatos de alguns alunos e professores que identificaram a necessidade de alteração para inclusão de algumas novas rotas e Polo e observamos a necessidade que refazer a logística adequando ao anseio da comunidade acadêmica.

Diante do exposto, segue abaixo a definição final do trajeto do ônibus, com os locais de embarque e desembarque, horários fixos de saídas e algumas informações pertinentes a utilização do ônibus circular entre Polos:
  • Circular 01: O primeiro embarque no ônibus será no Polo do IMCT às 12:00hs, o segundo embarque será no Polo Universitário em frente ao ponto do shopping às 12:10hs, após o embarque seguirá para o restaurante, onde circulará retornando ao Polo do IMCT para dar início a segunda viagem às 12:30hs. (O percurso será de aproximadamente 25 minutos, em condições normais de trânsito e efeitos climáticos). Serão três horários: 12:00hs - 12:30hs - 13:00hs, todos partindo do Polo IMCT.
  • Circular 02: O primeiro embarque no ônibus será no Nupem às 12:00 hs, passando pelo Polo Ajuda e segue para o HPM, logo após seguirá para o restaurante onde circulará ao Nupem refazendo o mesmo itinerário de ida, para dar início a segunda viagem às 12:50hs. (O percurso será de aproximadamente 50 minutos em condições normais de trânsito e efeitos climáticos). Serão dois horários: às 12:00hs - 12:50hs, todos partindo do Nupem.
Algumas observações:​
  • No horário de 12:00hs às 14:00hs, serão suspensos os horários normais de circulação do ônibus que atendem os Polos, a circulação normal retornará nos horários subsequentes.
  • As pessoas que quiserem circular normalmente entre Polos deverão fazer a integração nos ônibus que passarão no restaurante devidamente identificados com seus destinos.
  • As informações serão amplamente divulgadas antes da implantação.
  • Serão utilizadas placas de identificação com a nomenclatura de restaurante e os referidos Polos direcionados.