Em 27 de março, o Campus UFRJ Macaé Professor Aloisio Teixeira completou 10 anos de criação e a comissão organizadora do evento realiza diversas atrações e festividades para celebrar essa importante data.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro faz-se presente em Macaé desde a década de 80, influenciado pelas pesquisas realizadas pelo Instituto de Biologia nas lagoas da região. A partir disto, a filial macaense da UFRJ iniciou seu trabalho realizando mudanças no ambiente universitário através da pesquisa. Conforme foi avançando e expandindo seus limites, a pesquisa propiciou as atividades de ensino da graduação.

Campus UFRJ-Macaé foi instituído em 27 de março de 2008, a partir do reconhecimento da evolução do envolvimento de vários segmentos da comunidade acadêmica na criação de cursos, na construção de projetos de pesquisas e de extensão em Macaé, e na inserção da Universidade na sociedade. Em julho do mesmo ano, a UFRJ inaugurou o campus em Macaé, sendo oferecidos os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Química e Bacharelado em Farmácia. No ano de 2009 houve a criação de turmas de Medicina, Enfermagem e Obstetrícia e Nutrição. Em 2011, o campus recebeu os cursos de Engenharia Civil, Mecânica e de Produção.

Para celebrar esta importante conquista, o Campus UFRJ-Macaé promoverá durante todo o ano, palestras, exposições, mesas redondas e outras atividades culturais para integrar a comunidade acadêmica e comemorar os 10 anos em grande estilo.

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Samantha Monteiro Martins