A Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom), em parceria com o Gabinete da Reitora, lançou site comemorativo para o aniversário da UFRJ. A página traz um contador especial visando à comemoração do primeiro centenário da instituição e agregará uma série de conteúdos produzidos pela Universidade para a data comemorativa.

Além de breve história da UFRJ, o site também trará números da instituição, informações sobre eventos comemorativos dos 100 anos, entre outros conteúdos que serão incorporados durante o ano.

“O projeto foi pensado para comemorar o aniversário da instituição, mas também para modernizar a presença da UFRJ on-line e iniciar a construção de uma identidade mais coesa”, afirmou Ana Montez, programadora visual da Coordcom e uma das responsáveis pelo desenvolvimento da página.

Denise Carvalho, reitora da UFRJ, celebrou o lançamento e a preparação para o primeiro centenário da instituição. “A Universidade Federal do Rio de Janeiro inicia as comemorações dos 100 anos com júbilo, determinação e união da comunidade acadêmica. Com base em nossa trajetória de sucesso, vislumbramos um futuro com muita esperança e reflexão sobre o papel protagonista do ensino superior público para o avanço socioeconômico e cultural do nosso país e do povo brasileiro”, concluiu.

A instituição fará evento de lançamento no Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE), que será apresentado pela reitora da Universidade, professora Denise Carvalho, e pela coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura (FCC), professora Tatiana Roque.

O evento contará com um momento de reflexões para a recuperação da memória da UFRJ e fará um balanço dos desafios das universidades brasileiras no cenário atual do país, projetando o papel que a Academia quer ter no futuro.

“A UFRJ inicia as comemorações dos 100 anos com júbilo, determinação e união da comunidade acadêmica. Com base em nossa trajetória de sucesso, vislumbramos um futuro com muita esperança e reflexão sobre o papel protagonista do ensino superior público para o avanço socioeconômico e cultural do nosso país e do povo brasileiro”, afirma Denise.

Além do lançamento das comemorações do centenário da UFRJ, o evento celebrará, ainda, os 15 anos do CBAE. A diretora do Colégio, professora Ana Célia Castro, estará à frente da mesa-redonda Novos Paradigmas. Participarão da mesa Nelson Barbosa, ex-ministro do Planejamento e da Fazenda; Elisa Reis, professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFRJ); e Stevens Rehen, diretor adjunto de pesquisa do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/UFRJ). Os palestrantes abordarão temas relacionados à pesquisa, ao desenvolvimento do país e ao meio ambiente.

Confira o site dos 100 anos e comemore com a UFRJ mais um aniversário!

CoordCom/UFRJ

Gabinete da Reitoria