A Equipe Fernando Amorim foi criada em 2014 por estudantes de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé e sua missão é incentivar o uso da energia solar na busca por novas tecnologias. Seus valores são voltados à sustentabilidade, responsabilidade social, educação, inovação e trabalho em equipe. O foco da equipe é a participação no Desafio Solar Brasil e atualmente também conta com integrantes dos cursos de engenharia do Instituto Federal Fluminense - Macaé.

O Desafio Solar Brasil (DSB) é um rali de barcos movidos à energia solar, que visa estimular o desenvolvimento de tecnologias para fontes limpas de energias alternativas, bem como divulgar o potencial dessas tecnologias. O DSB foi inspirado na Dutch Solar Challenge, principal evento europeu para embarcações solares, realizado anualmente. A competição brasileira foi idealizada após uma equipe brasileira coordenada pelo Prof. Fernando Amorim (ao qual nossa equipe homenageia) participar da Frisian Solar Challenge, em 2008.
A meta é que a competição agregue instituições e universidades no Brasil e, futuramente, corresponder à uma das etapas de um circuito internacional ampliado.
A cada edição do evento, a Equipe Fernando Amorim desenvolve novos projetos para a embarcação, como sistemas elétricos otimizados e mais eficientes e é responsável pelo design e fabricação de muitos equipamentos utilizados no barco, como os sistemas de transmissão, direção e telemetria. No trabalho em equipe e nos laboratórios de engenharia mecânica (LFEM e LFT) os integrantes tem a oportunidade de colocar em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula, através dos vários softwares de simulação e desenho e no uso dos equipamentos de fabricação.
O barco, chamado "Carcará", tem potência instalada de geração fotovoltaica de 1.060 W pico e um sistema de propulsão com capacidade nominal de 20 kW. Além disso, possui um banco de baterias de alto desempenho para armazenar a energia gerada não aproveitada e para auxiliar na alimentação do motor em momentos de grande demanda energética.
As próximas duas etapas do DSB já se aproximam. A primeira será realizada em Angra dos Reis entre 16 e 21 de dezembro de 2019. A segunda etapa está marcada para acontecer no final de janeiro de 2020, na cidade de São Francisco do Sul - SC. A Equipe Fernando Amorim, que em 2017 conquistou o 3º lugar na categoria de embarcação livre, está muito animada por sua participação nos dois eventos e conta com o apoio de toda a universidade na torcida para subirmos ao pódio mais uma vez!

Texto e fotos: Gabriel Vallim e Kêyshilla Neves

solarbrasil