Pela primeira vez, o Conselho Universitário da UFRJ se reuniu em Macaé, no dia 24 de outubro de 2019, para uma sessão solene. Na ocasião, o CONSUNI comemorou os 10 anos dos cursos de graduação de Enfermagem e Obstetrícia, Medicina e Nutrição do Campus UFRJ - Macaé Prof. Aloísio Teixeira, no Auditório do Bloco B do Polo Universitário.

Compuseram a mesa, representando a administração central, a reitora, Denise Pires de Carvalho; o vice-reitor, Carlos Frederico Rocha; os pró-reitores Gisele Pires (PR-1), Eduardo Raupp (PR-3), Ivana Bentes (PR-5), André Esteves (PR-6) e o prefeito do Campus Cidade Universitária, Marcos Maldonado. A diretora-geral do Campus UFRJ-Macaé, Roberta Pereira Coutinho, também integrou a mesa e agradeceu o apoio da prefeitura de Macaé na consolidação do Campus.

Os cursos de graduação de Enfermagem e Obstetrícia, Medicina e Nutrição foram homenageados pelos seus 10 anos e a reitora convidou os representantes das coordenações para fazer uso da palavra, onde expuseram as dificuldades da gestão mas também comemoraram as conquistas. Representantes dos técnicos-administrativos, decanos, docentes e discentes também discursaram, saudando o público presente e reconheceram a importância do processo de interiorização da universidade pública.

A Pró-Reitora de Extensão, Ivana Bentes, informou que são quase 200 projetos de extensão ativos no Campus-Macaé e reforçou que a extensão é uma das primeiras a chegar aos campi do interior e a colaborar na modificação da cidade. O vice-reitor, Carlos Frederico Rocha, afirmou que não é fácil realizar a interiorização universitária, embora ela seja fundamentral para se alcançar um desenvolvimento econômico igualitário em diferentes territórios.

Finalizando a sessão, a Reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho celebrou os profissionais formados pelo Campus: cerca de 145 enfermeiros, 141 médicos, 93 nutricionistas, 47 químicos, 150 biólogos, 82 engenheiros e 199 farmacêuticos, os quais classificou como "uma potência de pessoas qualificadas que levam o selo da Minerva." Ela finalizou a sessão solene reforçando a necessidade e o desejo da Reitoria de participar, cada vez mais, das ações de todos os campi, em busca de uma universidade integrada e democrática.

CONSUNI FOTOS

Comunicação UFRJ-Macaé