Começa na próxima terça-feira (21/1) o período de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020. Neste primeiro semestre, a UFRJ oferece 4.962 vagas, sendo 2.467 de ampla concorrência e 2.495 destinadas às ações afirmativas – conforme a Lei n° 12.711/2012, alterada pela Lei n° 13.409/2016.

O acesso ao Sisu é válido para quem prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019, com exceção dos “treineiros” (conforme o edital do Enem). Para ingressar na UFRJ, o candidato deve ter nota mínima de 300 pontos em redação e 0,01 nas diferentes áreas do conhecimento. Se você está nessas condições, deve acessar o sistema, informar o número de inscrição no Enem com a senha cadastrada e, em seguida, registrar as opções de curso.

A cada dia, o sistema é atualizado e os estudantes conseguem verificar a nota de corte do curso desejado. Essa nota é calculada com base na procura e na pontuação dos candidatos.

A UFRJ possui 176 cursos de graduação presenciais e a distância. Desses, 131 estão no Sisu 2020/1. Para conhecer as opções, acesse o Termo de Adesão.

Heteroidentificação

A partir do processo seletivo 2020/1, candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos passarão pelo processo de heteroidentificação – identificação por terceiros das características fenotípicas do candidato. O trabalho será feito por uma comissão especial constituída para essa finalidade.

Datas

Atenção aos prazos! O resultado da chamada regular sai no dia 28/1. Já a lista de espera fica aberta de 29/1 a 4/2. Pode manifestar interesse em participar da lista de espera quem não tiver sido selecionado em qualquer das duas opções de curso.

As convocações dos candidatos para ocupação de vagas remanescentes da lista de espera podem ocorrer enquanto não houver decorrido 25% do semestre letivo. Todas as informações necessárias estão disponíveis no site do Acesso à Graduação e também em www.sisu.mec.gov.br. A Pró-Reitoria de Graduação (PR-1) recomenda ainda a leitura completa e atenta do Edital de Acesso e suas alterações (Editais 799 e 802).

CoordCom UFRJ

UFRJ Campus Macaé
Desenvolvido por: TIC/UFRJ