O Campus UFRJ-Macaé, neste início de semestre, realiza uma campanha de conscientização dos estudantes para evitar excessos e quaisquer manifestações violentas durante os tradicionais trotes de recepção aos calouros, os quais devem ser recepcionados com uma marca positiva no momento da comemoração. É possível fazer brincadeiras de uma forma inteligente, alegre e livre de agressões. Esclarece, ainda, que manifestações ocorridas na universidade serão tratadas com severidade e são passíveis de punição, sendo proibida toda e qualquer manifestação contra aluno calouro a título de trote violento, vexatório ou que caracterize qualquer tipo de discriminação racial, por orientação sexual ou gênero.

Embora não sejam de sua responsablidade, as comemorações realizadas fora da área da universidade preocupam a UFRJ que recomenda aos veteranos e calouros se divertirem com moderação, evitando violência que possa causar prejuízos ou danos físicos e psicológicos aos aprovados.

A UFRJ-Macaé solicita o apoio de todos para evitar o incentivo a formas agressivas de comemoração e reforçar a campanha contrária aos trotes violentos ou vexatórios. O objetivo é estimular o chamado trote solidário: visitação a instituições filantrópicas, doação de roupas, brinquedos, ações sociais, doação de sangue, entre outros.

Comunicação UFRJ-Macaé