A Professora Dra. Maria Antonieta Rubio Tyrrell, ex-diretora do Campus UFRJ-Macaé recebeu, nesta quinta-feira dia 25 de junho, pelo Conselho Universitário, o título de Professora Emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A emerência é um título conferido por uma entidade de ensino a seus professores já aposentados, que atingiram alto grau de projeção no exercício de sua atividade acadêmica e que se destacaram em sua área de atuação, pela relevância e/ou magnitude de sua produção e atividade científica, desfrutando de grande reconhecimento. 
Reconhecida internacionalmente pelo seu pioneirismo no ensino da enfermagem no Brasil, a Prof. Tyrrell possui Mestrado em Enfermagem (1978) e Doutorado em Enfermagem (1994) pela Escola de Enfermagem Anna Nery e quatro títulos de Especialista. Como docente da UFRJ, foi fundadora do Curso de Graduação em Enfermagem e primeira Diretora da UFRJ-Macaé em 2009, além de Superintendente de atividades fora da sede. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Políticas Públicas em Saúde da Mulher e da Criança, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas e de saúde, saúde da mulher e da criança em enfermagem, enfermagem obstétrica, prática profissional, atenção básica e pesquisa em saúde da mulher e da criança. Possui 04 Títulos Doutor Honoris Causa e 04 nomeações de prêmios em eventos internacionais e nacionais, além de publicações em periódicos de enfermagem e de áreas afins, artigos científicos, livros e capítulos de livros, bem como inúmeras participações em eventos nacionais e internacionais onde tem atuado como membro de Comitê Científico, Palestrante e/ou Conferencista, Assessora e membro de Comissão Organizadora. Orientou várias Dissertações e Teses e foi Conselheira Titular do Plenário do COREN/RJ (2010-2012) e Presidente da referida entidade gestão 2015/2017. Recebeu a Premiação "Medalha Tiradentes" da ALERJ em 26/04/2014 e o título de Cidadã Carioca pela Câmara de Vereadores do Município do Rio de Janeiro, além de inúmeras outras homenagens pelo mundo.
 
O Campus UFRJ Macaé presta uma singela homenagem a nossa querida Prof. Tyrrell, pelo seu papel pioneiro na construção de uma universidade pública interiorizada e de qualidade.
UFRJ Campus Macaé
Desenvolvido por: TIC/UFRJ