alt

Espera-se de um licenciado em Química formado pelo Campus UFRJ-Macaé, conhecimentos sólidos sobre as teorias e modelos explicativos da Química, capacidade de estabelecer as relações destes com os fenômenos de transformação da matéria considerando as características de seus futuros alunos. Igualmente, espera-se que tenha sido despertado para o processo de reflexão crítica e transformadora sobre a sua prática de sala de aula, que possua autonomia adequada para atingir os objetivos do ensino definidos pelas competências (Estado, Município e Escola) e também, capacidade de atualização permanente sobre os avanços científicos da Química e progressos na Educação em Química, aptos a atuarem como educadores e sujeitos da realidade da Educação Básica Brasileira.

O aluno é convidado, desde o primeiro período, a ter um envolvimento nas "atividades acadêmico-científico-culturais" (ACC) e na disciplina "Química na Escola", distribuída pelos dez períodos do curso. Com a disciplina "Química na Escola", o licenciando entra em contato com a escola do Ensino Básico desde o primeiro período do curso, atividade que é orientada de maneira integrada por professores do Instituto de Química e da Faculdade de Educação. Nos últimos períodos, por meio das disciplinas "Instrumentação para a Química do Cotidiano", "Laboratório para a Produção e Avaliação de Materiais Didáticos para o Ensino de Química", "Monitoria" e "Prática de Ensino" e da realização do Projeto Final de Curso, atividades desenvolvidas interdisciplinarmente, procura-se que o aluno adquira a capacidade de construir um conhecimento convergente e unificado entre as áreas de saber da Química e das demais áreas.

A matriz curricular do Curso está organizada em tópicos relacionados à pesquisa do Ensino de Química, à participação em Seminários, visitas externas a Escolas e Museus, à preparação de material e experimentos didáticos, dentre outros. O núcleo pedagógico oferece atividades orientadas na forma de atuação junto aos professores e estudantes do ensino médio, seja na regência de aulas, ou na forma de outras atividades de participação. Além disso, há oferta de uma formação abrangente em todas as áreas básicas da Química, Matemática e Física, conforme as Diretrizes Curriculares para o curso de Licenciatura em Química: “O licenciando em Química deve ter formação generalista, mas sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da Química, preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências em Química e de áreas afins na atuação profissional do conhecimento como educador na educação fundamental e médio”.