Equipe da Coordenação de Extensão do Campus UFRJ-Macaé

Marcelo Brandão Araujo

Técnicos em Assuntos Educacionais

Contato

Endereço: Rua Aluízio da Silva Gomes, 50 - Bloco B - Sala 106 - Granja dos Cavaleiros

Macaé - RJ - CEP: 27930-560

Tel: (22) 21414025

O que é Extensão Universitária

“A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade”.
(Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras FORPROEX, 2010).

O Plano Nacional de Extensão define Diretrizes para a Extensão Universitária que devem estar presentes em todas as ações de Extensão e que podem ser didaticamente expressas em quatro eixos: Impacto e transformação; Interação dialógica; Interdisciplinaridade e Indissociabilidade ensino – pesquisa – extensão.

Ações da Extensão da UFRJ-Macaé

A Extensão busca possibilitar e promover a interação transformadora entre Universidade e Sociedade através de ações como:

• Mapeamento e organização das atividades de Extensão do Campus UFRJ-Macaé;
  • Orientações para a elaboração e o desenvolvimento de Projetos e Programas;
  • Cadastramento de Cursos e Eventos;
  • Divulgação das atividades e eventos de extensão do campus;
  • Criação de canais de comunicação com a comunidade externa;
  • Promoção de discussões sobre a integração das atividades extensionistas ao currículo;
  • Formação e capacitação do corpo docente, técnico-administrativo e discente para o desenvolvimento de atividades extensionistas;
  • Integração e estabelecimento de parcerias com IFES da região Norte-Fluminense, visando o fortalecimento de ações extensionistas na região;
  • Organização de eventos institucionais como: Semana de Integração Acadêmica e Campus UFRJ-Macaé de Portas Abertas, entre outros.