Período: 10/01/2018  à  10/01/2019

Coordenador: Márcia Regina Viana

Resumo:
A realidade na qual se insere o presente projeto é caracterizada pela observação de que, apesar de existirem dezessete instituições públicas que oferecem o ensino médio em Macaé e adjacências, a maioria dos alunos matriculados no curso de Nutrição da UFRJ Campus Macaé, não é oriunda da cidade, o que sugere a hipótese de que este curso, oferecido desde 2009.2, pode não ser muito conhecido entre os estudantes de ensino médio. O município apresenta potencial favorável para a atividade profissional do nutricionista nas três principais áreas de atuação: a nutrição clínica, mais presente em hospitais, a alimentação coletiva, praticada em empresas fornecedoras de serviços de alimentação coletiva, serviços de alimentação auto-gestão, restaurantes comerciais e similares, hotelaria marítima e a nutrição em saúde coletiva que prevê atividades de alimentação e nutrição realizadas em políticas e programas institucionais, de atenção básica e de vigilância sanitária. A questão que se coloca e que motiva essa intervenção é saber se a população de Macaé conhece o complexo universitário que vem se formando ao longo desses anos. Dessa forma, o que talvez possa se apresentar como um projeto distante da realidade como o ingresso em universidade pública, pode ser favorecido ao aproximar a vivência acadêmica ao jovem estudante de ensino médio. Apesar de vinculada ao curso de nutrição, esta intervenção trabalhará com os referenciais de formação profissional desta graduação, mas as ações a serem desenvolvidas junto aos estudantes do ensino médio pretende transcender esta particularidade e mostrar o espaço universitário como projeto viável.