Período: 0/01/2018  à  10/01/2021

Coordenador: Janaina Santanna Gomide Gomes

Resumo:
É cada vez mais comum o uso de tecnologias no nosso dia a dia, seja para auxiliar no acesso a informação, comunicação e entretenimento. Entretanto, a maioria das pessoas são meros usuários da tecnologia, pois o ensino de informática mostra o computador como uma ferramenta consolidada ao invés de estimular os alunos a serem criadores de tecnologias. Entender de ciência da computação não é privilégio de pessoas graduadas na área. Alguns países da Europa e os Estados Unidos estão inserindo e estimulando essa disciplina no currículo escolar e suas experiências mostram que não há idade mínima nem pré-requisitos. O conhecimento adquirido com a programação vai além de criar jogos, websites e sistemas. Quem entra em contato com esse universo desenvolve habilidade para resolução de problemas, criatividade e trabalho em equipe. Outros benefícios ligados ao domínio da programação é ajudar a organizar ideias, pensamentos e objetivos de vida. O projeto Aprenda a programar jogando visa levar aos alunos do ensino fundamental e médio de Macaé e região a oportunidade de ter o primeiro contato com a ciência da computação e desmitificar a programação computacional incentivando-os a curiosidade e mostrando que é possível eles serem criadores da tecnologia que usam no dia a dia. Esse contato se dará por meio de oficinas e minicursos gratuitos que utilizarão ferramentas já consolidadas para ensino de computação a pessoas de todas as idades.