Período: 06/07/2018  à  06/07/2019

Coordenador: Cássia Quelho Tavares

Resumo:
O projeto propõe criar ambientes de acolhimento, educação, saúde e cidadania quanto aos direitos da mulher, da criança e da família, a partir do cuidado voltado à Saúde da Mulher, Recém-nascido e Criança, nas instituições de saúde, nos espaços de Consulta Ginecológica, Pré-Natal, Parto, Puerpério e Puericultura; e nos espaços de saúde do escolar, incluindo a creche. Este espaço será construído, num segundo momento, nos vários setores propostos de acordo com o funcionamento da instituição saúde, maternidade e na unidade básica de saúde. Inicialmente será nas creches e escolas da Rede Pública do Município de Macaé/RJ. Os locais serão os cenários de prática para os alunos de graduação da Disciplina Saúde da Comunidade I e Estágio Curricular II do Curso de Enfermagem e Obstetrícia – UFRJ Campus Macaé. O projeto visa a integração Universidade e coletividade junto às instituições que servem de campo de prática para alunos de graduação do Curso de Enfermagem e Obstetrícia: Escolas da Rede Municipal de Macaé/RJ – Bairros da Ajuda de Baixo, Ajuda de Cima e Botafogo. Apresentação do projeto e dos resultados obtidos em eventos, cursos. Explicitação para familiares, profissionais de saúde dos objetivos do projeto e solicitação e permissão para realizar e divulgar os dados provenientes de pesquisa. Os encontros serão realizados com base na metodologia de Paulo Freire através de palavras e temas geradores, situações existenciais, problematização, saberes e estratégias por meio de rodas de conversa. Periodicamente o projeto passará por avaliação de sua sistemática.