Período: 06/07/2018  à  06/07/2019

Coordenador: Leila Brito Bergold

Resumo:
Esse projeto foi desenvolvido em 2012, a partir de iniciativa discente, interessado em desenvolver uma atividade lúdica com crianças hospitalizadas. Contando com o apoio da professora, coordenadora do projeto, desenvolveu-se um projeto interdisciplinar com a incorporação do palhaço como intermediário das estratégias de promoção da saúde através de atividades lúdicas e musicais. Destaca-se a importância da utilização de recursos culturais e artísticos para o desenvolvimento doindivíduo, despertando-a para outras possibilidades de expressão e para o uso da criatividade no cotidiano. Objetiva-se também trazer o lúdico como recurso para o prazer, o lazer, a integração e o resgate de memórias de idosos em instituição de longa permanência, através de atividades para estimular funções cognitivas, e atividades voltadas para movimentos corporais através de brincadeiras e jogos, música, histórias, e outras, visando estimular a participação e integração dos idosos residentes nestas instituições. O projeto também tem por finalidade desenvolver habilidades criativas e artísticas que utilizem diferentes vertentes da arte e cultura dentro do próprio ambiente universitário, através de apresentações culturais em eventos diversos, contribuindo para a formação integral do estudante e da integração da comunidade acadêmica. Também se propõem a desenvolver parcerias com outros projetos do Programa Interdisciplinar de Promoção da Saúde (PIPS), no qual o projeto Brinca que Melhora está inserido, visando promover interesse pelo cuidado com o meio ambiente pela educação em saúde através de atividades lúdicas em escolas municipais em conjunto com o Projeto Oficinas Musicais e promover a saúde de idosos junto com o projeto ENUSA.

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.