Período: 06/07/2018  à  06/07/2019

Coordenador: Rute Ramos da Silva Costa

Resumo:
A culinária brasileira congrega uma série de tradições, histórias, tecnologias que englobam sistemas econômicos, ecológicos e socioculturais de alta complexidade, que fortalecem as identidades sociais, regionais e nacionais. Considerando esses aspectos, o Programa Nacional de Alimentação Escolar estabelece como princípios o respeito à cultura, às tradições e aos hábitos alimentares saudáveis regionais. Por esta amplitude referencial, a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) se destaca como ferramenta essencial no processo de ensino e aprendizagem e demanda transversalidade na grade curricular na perspectiva da segurança alimentar e nutricional (SAN). O Marco de Referência em EAN orienta o processo educativo em alimentação e nutrição, elencando princípios que valorizam a comida e a culinária, destacam a abordagem do sistema alimentar, estabelecem a pedagogia crítica como caminho profícuo, a legitimidade de distintos saberes. Nesse sentido, a culinária é considerada uma ferramenta pedagógica, capaz de estimular escolhas autônomas e saudáveis, como também traz a possibilidade da valorização dos diferentes saberes, oriundos de culturas contra-hegemônicas, a exemplo da perspectiva africana. O projeto CULINAFRO desenvolve atividades educativas em escola municipal de modalidade Educação Jovens e Adultos, com uma proposta metodológica consoantes aos princípios da educação crítica, aos preceitos da promoção da saúde, da SAN e de reflexões sobre cultura alimentar a partir das matrizes africanas. O projeto organiza-se em 03 etapas: o planejamento participativo, a execução das propostas de ação e a avaliação dos resultados. Nosso objetivo é contribuir para a valorização e formação de práticas alimentares saudáveis sob um prisma não hegemônico do discurso do saudável.

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. https://www.facebook.com/Culinafro-1199349170080374/?fref=ts