A Subprefeitura do Campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira foi inaugurada com o objetivo de ser um espaço gerencial da Prefeitura Universitária (PU-UFRJ), equivalente à própria PU-UFRJ. Assim, é parte importante de um órgão executivo da estrutura superior da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com competência para gerir a segurança das áreas físicas comuns do Campus UFRJ Macaé Professor Aloisio Teixeira, a manutenção e conservação dos espaços físicos e equipamentos públicos, o serviço de transporte, entre outras atribuições. Isto se dá pela execução de serviços imprescindíveis para criar um ambiente harmonioso que possibilite o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão no Campus.

Em linhas gerais, a missão da Subprefeitura concentra-se na gestão do ambiente, das áreas físicas comuns, das facilidades e dos serviços existentes no Campus. Dentre as atuais e futuras atribuições da Subprefeitura podemos destacar: a Gestão do Ambiente, Engenharia Urbana, Mobilidade Urbana e Segurança. A Gestão do Ambiente é responsável pelo controle da ocupação do solo, pela criação de políticas de sustentabilidade, pelo gerenciamento da coleta e do tratamento dos resíduos sólidos, pela conservação das áreas verdes e por toda a ambientação urbana do Campus UFRJ-Macaé; a Engenharia Urbana tem como atribuições, identificar as necessidades, planejar e executar projetos e obras, realizar a manutenção e a conservação das áreas urbanas, dos logradouros, das redes de abastecimento e captação, além do mobiliário urbano do Campus; a Mobilidade Urbana, desenvolve e incentiva políticas de mobilidade universal e sustentável, é responsável pela gestão e fiscalização dos serviços de transporte, pela articulação junto aos governos municipal e estadual nas questões de transporte público e do trânsito nas adjacências do Campus UFRJ Macaé Professor Aloisio Teixeira. Além disso, a Subprefeitura tem como atribuição manter os serviços de vigilância e monitoramento do campus através do trabalho da Coordenação de Segurança e do uso de recursos tecnológicos para tal.

Pedro Augusto Manfredo Ataíde

Subprefeito do Campus UFRJ-Macaé Prof. Aloísio Teixeira