A Comissão Permanente UFRJ-MACAÉ Acessível e Inclusiva (CPAI), do Campus UFRJ-Macaé professor Aloísio Teixeira tem como objetivo principal fazer o acolhimento da Pessoa com Deficiência (PcD) a fim de garantir a sua acessibilidade e inclusão.  A CPAI discute leis, estatutos e resoluções sobre o tema PcD, bem como as discussões abordadas nas Plenárias do Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva (F-PAI) realizadas na UFRJ/Ilha do Fundão, entre outros. Acompanha a matrícula das PcD na UFRJ Macaé, bem como a inserção e progresso destes e destas estudantes no decorrer do curso. Realiza o levantamento da infraestrutura e recursos humanos do Campus que atendem ou não as necessidades do seu corpo social (discentes, docentes e técnicos), de maneira a promover acessibilidade e inclusão, para encaminhar a Direção do Campus, dentre outras atribuições. Foi criada por meio da portaria nº 3332, de 11 de abril de 2018, composta pelos seguintes membros, integrantes da UFRJ Macaé:

• Jane de Carlos Santana Capelli (Presidente) – docente

• Inês Leoneza de Souza (Vice-Presidente) – docente

• Adriana Bispo Alvarez – docente

• Angelica Nakamura – docente

• Raquel Silva de Paiva – docente

• Uliana Pontes Vieira – docente

• Valéria Nunes Belmonte – docente

• Cristiane Regina Silva Dantas – intérprete e tradutora de LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais

• Arthur Vitório Valladares Cardoso – estudante

• Bárbara Garabini de Sampaio – estudante