Na próxima segunda-feira, 11 de maio, a Magnífica Reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora Denise Pires, se encontrará com outras autoridades de instituições de ensino e pesquisa da região norte-fluminense para debater estratégias de combate à epidemia de COVID-19. O encontro, organizado pela Direção da UFRJ Macaé e pelo Grupo de Trabalho de enfrentamento à COVID 19 da UFRJ Macaé, objetiva possibilitar o fortalecimento e a união de esforços multidisciplinares e interinstitucionais que irão ampliar conhecimentos e ações para a prevenção e tratamento da doença e seu impacto para a população.

Em tempos de quarentena, é muito importante evitarmos acidentes domésticos, que além das consequências esperadas, podem nos obrigar a buscar socorro médico e sermos mais um fora de casa, se expondo aos riscos de contaminação pelo coronavirus e aumentando a demanda nos serviços de saúde.
Pensando nisso, a equipe do Laboratório de Patologia Toxicológica e colaboradores, coordenados pela professora Katia Lenzi, do curso de Medicina da UFRJ Macaé elaboraram um manual com dicas práticas para prevenir acidentes em nossos lares. Queimaduras, alergias, afogamento, uso de drogas, depressão e o uso excessivo de telas, são alguns dos assuntos abordados.

Acesse o manual e divulgue. Prevenção é sempre o melhor remédio! Fique em casa em segurança.

Diante da epidemia de COVID-19 e das inúmeras informações veiculadas através da mídia, redes sociais e aplicativos de mensagem sobre os possíveis tratamentos medicamentosos da doença, o grupo de professores de Farmacologia do Campus UFRJ-Macaé lançou o site “Farmacologia Informa”. O objetivo do site é informar a sociedade a respeito dos avanços farmacológicos para o tratamento da COVID-19 com base na literatura científica e em órgãos de saúde nacionais e internacionais.

A Administração Central da UFRJ elaborou um formulário que está sendo encaminhado para todos os discentes do ensino básico, graduação e pós-graduação, servidores técnico-administrativos e docentes. O objetivo é coletar informações sobre as condições de acesso domiciliar a recursos remotos do corpo social da Universidade, a fim de traçar a melhor estratégia para a continuidade das atividades acadêmico-administrativas e implantação futura de políticas que permitam uma comunicação remota mais eficaz.

Neste momento de crise mundial devido à pandemia da Covid-19, nós da Enactus UFRJ Macaé, não poderíamos ter outra atitude a não ser pensar em iniciativas que possam ajudar quem precisa. Assim, unimos nossas forças com nossos amigos e amigas do Aprenda Programar Jogando, Catena Consultoria, CRIOS UFRJ, Fernando Amorim, Mentes à Obra e PET Engenharias Macaé em uma causa muito especial.

Para que essa missão seja alcançada, criamos uma campanha solidária online, objetivando a arrecadação de fundos que serão totalmente revertidos para doações a Casa do Idoso de Macaé, instituição filantrópica de Macaé. O prazo máximo para as doações será até o dia 22/05/2020 e depois transferido à conta da instituição, para que a coordenação do asilo possa utilizar este valor para a compra de produtos de necessidades básicas. Todo o valor arrecadado será destinado a quem precisa.

Contamos com a sua ajuda!  Desde já agradecemos a atenção e a colaboração com o valor que for possível. Cada doação importa, cada ajuda vale! Juntos somos mais fortes.

O link para doação é: https://abacashi.com/p/compartilhandoamor