Histórias e relatos de desafios e sonhos deram o tom das festividades que celebraram os dez anos dos Cursos de Graduação de Enfermagem e Obstetrícia, Medicina e Nutrição do Campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira. O evento foi marcado por homenagens, palestras e diversas festividades para comemorar esta importante data.

A Cerimônia de abertura das festividades ocorreu no dia 21 de agosto, com a presença da Pró-Reitora de Graduação da UFRJ, Gisele Viana Pires. “Esta é a concretização de um sonho de toda uma geração de pessoas que lutaram muito para que isso virasse verdade”, disse a Pró-Reitora. Ela destacou que o campus é caracterizado por inovações e multidisciplinaridade, distinto por organizar os cursos de uma forma única. Destacou, ainda, as fortes interações acadêmicas da UFRJ com as áreas de saúde do município, mencionando, especialmente, os cursos de Medicina, Enfermagem e Obstetrícia e Nutrição do Campus-Macaé: “É nossa obrigação fazer esse campus crescer e mostrar o nosso trabalho à sociedade macaense e dos municípios do entorno”, afirmou. Segundo ela, o projeto começou como um sonho e foi desenvolvido por “muitas mãos”. Disse que o crescimento depende dos professores, técnicos e discentes.

A Professora Roberta Pereira Coutinho, Diretora do Campus UFRJ-Macaé, emocionada, saudou todos os presentes e agradeceu os personagens principais desta conquista: Ex-Reitores, decanos, professores, técnicos-administrativos e discentes que colaboraram na construção exitosa nestes 10 anos.

Homenagens

Os Cursos de Graduação de Enfermagem e Obstetrícia, Medicina e Nutrição do Campus UFRJ-Macaé cursos celebraram, em festividades próprias, seus 10 anos e homenagearam os personagens históricos que colaboraram na consolidação do ensino, pesquisa, extensão e na educação de qualidade. Muitos convidados externos estiveram presentes em palestras, conferências e atividades culturais que diversificaram as celebrações. A Câmara Municipal de Macaé rendeu homenagens aos três cursos, agraciando com medalhas e certificados, personagens que contribuiram com a interiorização do ensino superior e com o desenvolvimento do Município de Macaé.

Histórico

A Universidade Federal do Rio de Janeiro faz-se presente em Macaé desde a década de 80, influenciado pelas pesquisas realizadas pelo Instituto de Biologia nas lagoas da região. A partir disto, a filial macaense da UFRJ iniciou seu trabalho realizando mudanças no ambiente universitário através da pesquisa. Conforme foi avançando e expandindo seus limites, a pesquisa propiciou as atividades de ensino da graduação.

Campus UFRJ-Macaé foi instituído em 27 de março de 2008, a partir do reconhecimento da evolução do envolvimento de vários segmentos da comunidade acadêmica na criação de cursos, na construção de projetos de pesquisas e de extensão em Macaé, e na inserção da Universidade na sociedade. Em julho do mesmo ano, a UFRJ inaugurou o campus em Macaé, sendo oferecidos os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Química e Bacharelado em Farmácia. 

No ano de 2009, houve a criação de turmas de Medicina, Enfermagem e Obstetrícia e Nutrição. Em 2011, o campus recebeu os cursos de Engenharia Civil, Mecânica e de Produção.

Texto: Comunicação UFRJ-Macaé

Fotos: Comunicação UFRJ-Macaé e Site Azul Limão

10 anos saude fotos

UFRJ Campus Macaé
Desenvolvido por: TIC/UFRJ