A Cidade Universitária recebeu no dia 27 de agosto, às 13h, a professora Titular Vivian Rumjanek, do Instituto de Bioquímica Médica/Centro de Ciências da Saúde/UFRJ, e Coordenadora do PROJETO SURDOS-UFRJ/Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis/Centro de Ciências da Saúde/UFRJ. A professora participou do 4º Encontro promovido pela Coordenação do Ciclo Básico da Saúde, e pela Comissão Permanente UFRJ-MACAÉ Acessível e Inclusiva (CPAI), com o tema: "A Educação do Surdo na Universidade".

O Encontro foi direcionado aos professores das disciplinas de Biologia para Saúde, mas aberto ao público interessado no tema. O professor Petter Entringer, coordenador do Ciclo Básico da Saúde, abriu o Evento que contou com cerca de 30 participantes, dentre eles, docentes, discentes e técnicos.

A professora Vivian Rumjanek apresentou dados preliminares do seu doutorando Felipe Di Blasi, revelando que entre o segundo semestre de 2017 e o primeiro de 2019, a Universidade Federal do Rio de Janeiro contou com um total de 200 estudantes com deficiência. No primeiro semestre de 2019, encontraram-se 114 estudantes surdos ou com deficiência auditiva, cursando diferentes graduações da UFRJ.

O Encontro foi dividido em duas partes, sendo a primeira parte direcionada ao público presente, e a segunda parte, que começou as 15h, na qual a professora se dirigiu especificamente aos professores do Ciclo Básico, para debater e esclarecer dúvidas sobre as estratégias de ensino e avaliação voltados ao estudante surdo sinalizante do curso de Medicina. O evento contou também com a presença dos Tradutores e Intérpretes de Libras Felipe Giraud e Patrícia do Instituto Federal Fluminense de Macaé; e Cristiane Dantas, do Campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira, que ao final deram contribuições importantes no campo da Acessibilidade do Surdo no Ensino Superior.

Os organizadores do Encontro agradecem a Diretora Amélia Rosauro, da Diretoria da Acessibilidade (Dirac) e da Reitora Denise Pires de Carvalho, que não mediram esforços para conseguir o transporte para o deslocamento da professora o Vivian Rumjanek seu deslocamento ao Campus UFRJ-Macaé.

cpai fotos2