Em 18 de dezembro de 2020 às 16h, através  do Grupo de Pesquisa  GENESCER – gerar, nascer e crescer com qualidade de vida, será lançado o livro Saúde da Mulher no Norte Fluminense que apresenta discussões relacionadas ao parto, nascimento, puerpério e saúde reprodutiva sob a ótica da atenção às necessidades femininas de cuidado.

As organizadoras são professoras do Curso de Enfermagem do Campus UFRJ-Macaé - Profª Drª Rejane Correa Marques, Profª MsC. Patrícia R A de Siqueira e a Profª Drª Isis Vanessa Nazareth.  Participaram ainda como co-autores, professores do curso de enfermagem, alunos graduandos do curso de medicina e de enfermagem, além de enfermeiros da rede de saúde de Macaé.

A obra foi prefaciada pela Prof.ª Emérita Maria Antonieta Rubio Tyrrell e em seus capítulos os autores abordam questões relacionadas a mortalidade entre as mulheres negras, características epidemiológicas e perspectivas para o nascimento considerando a taxa de tipos de partos comparando-os a critérios de classificações internacionais, perfil da prematuridade em nível local, as relações entre a satisfação das mulheres e o trabalho de parto e nascimento, as vivências do processo de aleitamento materno e maternagem, além das questões relacionadas às escolhas reprodutivas e implicações para as mulheres.

A obra encontra-se disponível nas versões impressa ou digital.

livro enf