O Núcleo de Estudos Plurais em Alimentação, Educação e Humanidades – NESPERA, criado em 2014, tem a proposta de desenvolver estudos, pesquisas, programas e projetos que abordem as temáticas da alimentação, através de metodologia qualitativa ou pela integração das metodologias qualitativa e quantitativa.

 

As áreas de investigação de interesse do NESPERA se concentram nos temas: segurança alimentar e nutricional, educação alimentar e nutricional, práticas alimentares, gênero, etnia, comunidades tradicionais e envelhecimento, além de temas que transitam pela interface da Alimentação, Nutrição e Humanidades, como as racionalidades nutricionais, a medicalização da comida e as narrativas alimentares expressivas da historicidade dos sujeitos. A formação profissional também é contemplada entre os objetos de pesquisa do grupo.

Além disso, o NESPERA desenvolve ações integradas no âmbito da pesquisa, extensão e ensino que contribuem para o desenvolvimento local/regional, segundo uma perspectiva inter e transdisciplinar e com as abordagens metodológicas acima mencionadas, as quais colaboram entre si na leitura e compreensão dos fenômenos estudados.

O NESPERA reúne um grupo de professores conforme descrito abaixo, que, ao longo de sua formação acadêmica, estiveram direta ou indiretamente ligados à metodologia de pesquisa qualitativa. Atualmente, o grupo atua com pesquisadores de outras instituições visando fortalecimento e produção de conhecimento na área.

Dra. Amábela de Avelar Cordeiro

Dra. Ana Eliza Port Lourenço

Dra. Priscila Vieira Pontes

Dra. Renata Borba de Amorim Oliveira

Dra. Marcia Regina Viana

MSc. Rute Ramos da Silva Costa

MSc. Vanessa Rodrigues Schottz

MSc Camilla Medeiros Macedo da Rocha

UFRJ Campus Macaé
Desenvolvido por: TIC/UFRJ