A Secretaria Acadêmica de Graduação tem como função a gestão dos registros acadêmicos do Campus Macaé, como o processo de matrícula, inscrições em disciplinas, emissão de declarações, certidões e pautas. Atende, portanto, as mais diversas solicitações de natureza acadêmica, acolhendo e orientando os alunos quanto aos registros acadêmicos e a tramitação das demandas dos alunos junto às coordenações dos cursos.

Atividades realizadas pela equipe de atendimento:

Atendimento ao público interno e externo.

Orientação para abertura de processos acadêmicos e Recepção dos documentos pertinentes;

Empréstimo de projetores;

Impressão de provas;

Emissão de declarações, históricos, boletins, programas das disciplinas cursadas;

Agendamento de salas disponíveis para eventos isolados;

Manutenção do arquivo corrente de pastas discentes;

Fornecimento de informações(ciência) pertinentes aos processos discentes;

Registro da desabilitação de discentes em arquivo corrente (matrículas canceladas);

Equipe de atendimento:

Carlos Eduardo Pecly de Moraes;

Haroldo dos Santos Vital;

Marcos Leandro de Lemos Martins;

Rodolpho França de Abreu.

Horário de atendimento:

De segunda à sexta das 07:00 às 22:00.

Atividades realizadas pela equipe de tramitação:

Previsão de Turmas no SIGA;

Matrícula de ingressantes;

Inscrição em disciplinas dos ingressantes;

Correção de Inscrição em Disciplinas;

Regularização de inscrições irregulares (Falta de Requisito; Horário sobreposto; Menos de 6 créditos; Mais de 32 de créditos; 1/3 fora do curso)

Tramitação dos processos, que incluem impressão de documentos fornecidos pela secretaria (Boletim, Histórico, BOA - Boletim de Orientação Acadêmica), análise das necessidades (pareceres de professores, orientadores e /ou coordenadores) antes do encaminhamento para as instâncias competentes como: COAA – Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico, Colegiado, DRE- Divisão de Registro de Estudantes);

Elaboração e manutenção de formulários em atendimento as resoluções pertinentes

Mapeamento de salas para utilização semestral;

Elaboração do arquivo corrente de pastas discentes;

Atendimento ao público interno e externo.

Equipe de Tramitação:

Bárbara Lana Dionísio Cruz;

Bruno Gabriel Fortunato;

Elaine Serpa Francesconi;

Karine Siqueira Mota;

Tatiane Guilherme Lourenço.

Horário de atendimento da Tramitação:

De segunda à sexta das 10:00 às 16:00.

Chefia: Jefferson dos Santos Araújo

Substituto Eventual: Jorge Anselmo

Formulários gerais

Regularização de Inscrição em Disciplinas: Preenchido nas 2 primeiras semanas de aula com a finalidade de requerer autorização para inscrições irregulares

Alteração de Inscrição em Disciplinas: Preenchido apenas em casos excepcionais em que se deseje incluir / trancar uma disciplina ou mudar de turma e seja não possível fazer pelo SIGA. Observas os mesmo prazos do calendário para o SIGA.

Alteração de dados no SIGA: Usado para solicitar alteração de algum dado do SIGA não disponível para o aluno(a) alterar. Ex.: Nº de identidade, CPF, etc.

Dignidade Acadêmica: Usado para requerer o certificado de Dignidade Acadêmica, facultado ao aluno(a) que conclui seu curso com CR igual ou maior que 8.0.

Formulários processuais

Formulário de Correção de Histórico Escolar: Processo destinado a requerer: 1 - Homologação de Grau, 2 - Exclusão de Reprovação e 3 - Substituição de Grau.

1 - Para homologação de grau, o aluno(a) deve justificar o motivo de não ter realizado a inscrição na disciplina ou de não ter requerido autorização para alguma irregularidade. A perda do prazo não é razão que justifique a homologação, tampouco é permitido frequentar alguma disciplina sem inscrição visando pedir homologação posterior.
2 - Para exclusão de reprovação, o aluno(a) deve justificar o motivo de não ter realizado o trancamento da inscrição na disciplina. A perda do prazo não é razão que justifique a exclusão, tampouco é permitido que o aluno resolva abandonar alguma disciplina visando pedir exclusão posterior.
3 - Substituição de grau é tão somente o requerimento que visa a alteração de uma nota lançada incorretamente.

Formulário de Alteração / Registro de RCS: Processo destinado a requerer o registro ou alteração de um RCS - que são os códigos de Atividades Complementares. Estágios, Iniciação Científica, etc)

Formulário de Dispensa / Equivalência: Processo destinado a requerer o reconhecimento da equivalência entre duas disciplinas de conteúdo igual ou simular, visando ser dispensado de refazê-la no seu curso. Conhecido também como processo de "aproveitamento de disciplina".

Formulário de Trancamento de Matrícula: Processo destinado a requerer o trancamento da matrícula nos prazos regulamentares. É requisito para solicitar trancamento ter cumprindo com aproveitamento um mínimo de 12 créditos.

Formulário de Cancelamento de Matrícula: Processo destinado a requerer o cancelamento de matrícula.

Contato: