Na manhã desta quinta-feira (07), os alunos do curso de Medicina do Campus UFRJ – Macaé estiveram no Hospital Público Municipal de Macaé (HPM) para a aula inaugural de prática clínica. Na ocasião, os alunos foram recebidos pelo secretário de Saúde de Macaé, Dr Eduardo Cardoso, e o evento contou ainda com a presença de diversas autoridades ligadas à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e à Prefeitura Municipal de Macaé, entre elas, o presidente da Funemac, Dr. Joelson Tavares; o superintendente do HPM, Dr. Felipe Barreto, o diretor técnico do HPM, Dr. Luis Carlos Filho e o secretário municipal de Educação Sr. Guto Garcia.

O coordenador do curso de medicina da UFRJ, Paulo Eduardo Xavier de Mendonça, falou sobre a importância da prática na introdução aos métodos clínicos, onde o futuro médico aprende a examinar os doentes e colher informações indispensáveis. O professor explicou ainda que dentro deste processo de tornar o HPM em hospital escola, a reitoria da UFRJ irá construir anexo ao Centro de Estudos do hospital, uma edificação provisória com salas de aula. “Ser hospital escola é uma certificação que passa pela avaliação criteriosa do Ministério da Educação. Esse treinamento de clínica médica e técnica operatória, pela qual os alunos farão aqui, faz parte deste processo”.

Manoel Ângelo Raposo, coordenador da cirurgia geral do HPM, salientou que a instituição está à disposição do ensino e do aprendizado dos alunos e frisou que “Este encontro de hoje é muito importante e sem dúvida um acontecimento histórico para Macaé.”