WebMail Discentes

Lista Telefônica Campus UFRJ-Macaé

sibi

O Campus UFRJ-Macaé

O Campus UFRJ-Macaé totaliza onze cursos de graduação e dois cursos de pós-graduação stricto sensu em nível de mestrado, e está constituído fisicamente em quatro polos: Universitário, Barreto, Ajuda e Lagomar.

2012-2º semestre: 220 docentes, 115 técnicos administrativos, 1235 alunos de graduação e 70 alunos de pós-graduação.

Cursos de Graduação - Licenciatura

- Ciências Biológicas

- Química

Cursos de Graduação - Bacharelado

- Ciências Biológicas (a partir de 2013)

- Enfermagem e Obstetrícia

- Engenharia Civil

- Engenharia Mecânica

- Engenharia de Produção

- Farmácia

- Medicina

- Nutrição

- Química

Programas de Pós-Graduação - Mestrado

- Ciências Ambientais e Conservação

- Produtos Bioativos e Biociências

Na década de 80, pesquisadores do Laboratório de Limnologia do Instituto de Biologia da UFRJ começaram atividades científicas nas lagoas costeiras de Macaé. Este trabalho culminou na institucionalização do Núcleo de Pesquisas em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental (2005). Propiciou-se, com isto, a criação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, o primeiro curso de graduação da UFRJ fora da sede no Rio de Janeiro (2006). Neste processo, o Instituto de Química, a Faculdade de Farmácia, a Escola de Enfermagem Anna Nery, a Faculdade de Medicina, o Instituto de Nutrição e a Politécnica de Engenharia motivaram-se a criar cursos de graduação em Macaé, consolidando o Polo Universitário da UFRJ-Macaé. Em maio de 2011, o Conselho Universitário aprovou a institucionalização do Campus UFRJ-Macaé com suas Normas e, em novembro, teve-se a primeira consulta à comunidade acadêmica para a escolha da Direção do Campus.

A história da formação do Campus em Macaé deve-se ao pioneirismo de profissionais ligados a educação que ousaram em interiorizar a UFRJ, constituindo uma estrutura integrada e não departamental, e a parceria da UFRJ junto à Prefeitura de Macaé. Dessa forma, estabelece-se no norte fluminense o tripé Ensino-Pesquisa-Extensão, principal compromisso desta Universidade com a sociedade brasileira, favorecendo uma formação universitária de qualidade, respeitosa com as mais variadas formas de saber e comprometida com a cidadania.