WebMail Discentes

sibi

Pet Saúde - SISVAN

Equipe do projeto Pet Saúde-SISVAN

O Projeto Monitoramento do processo de produção de dados para o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) nas Estratégias Saúde da Família (ESF´s), também denominado PET SAÚDE SISVAN, tem como objetivo conhecer o processo de produção dos dados do Sisvan nas Estratégias de Saúde da Família do município de Macaé, RJ.
O Sisvan é um sistema que agrega dados de diferentes setores, dentre eles o da saúde e, a partir da experiência acumulada no Brasil, bem como da promulgação da Lei de Segurança Alimentar e Nutricional, vem contribuindo efetivamente para a consolidação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional no país (LOSAN BRASIL, 2006).
No setor saúde o Sisvan é alimentado por meio de dados gerados pelos profissionais de saúde que são capacitados para produzir informações que permitam conhecer e divulgar o perfil epidemiológico nutricional da população atendida e, consequentemente, para orientar a tomada de decisões (SILVA, 2008; SISVAN, 2004).
Na Estratégia da Saúde da Família, a informação gerada para o Sisvan é produzida principalmente pelos agentes comunitários de saúde que realizam, dentre as inúmeras atividades, aquelas de aferição antropométrica da população atendida. Essas informações são encaminhadas pelo secretaria municipal de saúde do município à secretaria estadual de saúde que são encaminhadas para alimentar o banco de dados do Sisvan Web. Portanto, é possível conhecer o diagnóstico nutricional da população nos diferentes ciclos de vida e, assim, definir um conjunto de ações que possam atender as necessidades de saúde e nutrição da população, através de políticas públicas (BARROS et al., 2008).
A equipe de saúde deve auferir confiabilidade e validade aos dados gerados, para que as informações divulgadas respondam de fato às necessidades da população avaliada. Contudo, nem sempre no processo de coleta das informações geradas são atendidos os requisitos mínimos para obter uma medida válida. E, isso impossibilita apresentar uma proposta de ação de intervenção confiável uma vez que os dados gerados podem não ser representar fidedignamente a situação nutricional da população (SILVA, 2008; CAPELLI et al, 2002; WHO, 1995). Nessa perspectiva, conhecer o processo de produção dos dados do Sisvan nas Estratégias de Saúde da Família do município de Macaé, RJ será de fundamental importância para que sejam identificados possíveis problemas de coleta e, assim, reorientar e sensibilizar os profissionais de saúde para a adoção de técnicas e procedimentos adequados à geração de dados fidedignos.

Equipe:

Coordenadora: Profa. Dra. Jane de Carlos Santana Capelli

Professores Colaboradores:
Profa. Dra. Amábela de Avelar Cordeiro
Profa. Dra. Beatriz Gonçalves Ribeiro
Profa. Dra. Kelse Tibau de Albuquerque
Profa. Dra. Maria Fernanda Larcher de Almeida
Profa. Msc. Patrícia Regina Alfonso Ribeiro

Preceptores:
Nutricionista, Secretaria Municipal de Saúde de Macaé - Carine Santos Tavares de Lima
Enfermeiro, Secretaria Municipal de Saúde de Macaé - Carlos Alberto de Athaíde
Enfermeira, Secretaria Municipal de Saúde de Macaé - Irma Terezinha Kovacs