Biotério de Artrópodes

Nome do Coordenador: Dra. Flávia Borges Mury

Docentes que atuam no laboratório: Dr. Eldo Campos; Dra. Flávia Borges Mury;  Dr. Jorge Luiz da Cunha Moraes; Dr. José Luciano Nepomuceno da Silva; Dr. José Roberto da Silva; Dr. Leonardo Araujo de Abreu

Nº alunos de graduação: 6

Nº alunos de mestrado: 13

Nº alunos de doutorado: 4

Principais equipamentos utilizados no Laboratório:

Linhas de pesquisas desenvolvidas:

- Bioenergética mitocondrial e metabolismo de artrópodes vetores

- Estudo comparativo entre hemípteros hematófagos e não-hematófagos 2) Avaliação da resposta imune frente à infecção por fungo entomopatogênico em Aedes aegypti e Rhodnius prolixus.

- Biologia Celular e Molecular de Parasitos ; Caracterização funcional do gene TcRlp, um possível ortólogo do proto-oncogene Ras em Trypanosoma cruzi.

- Metabolismo energético, embriogênese de artrópodes, caracterização e análise da estrutura 3D de proteínas recombinantes.

- Bioquímica e Fisiologia de Insetos; Estudo da ploriferação e diferenciação celular de Tribolium castaneum e Rhodnius prolixus.

- A busca por novos alvos de estudo e controle do carrapato bovino Rhipicephalus microplus, a partir das correlações entre vias de sinalização celular e o metabolismo energético na embriogênese.

Outras informações relevantes:

Espécies de animais: Rhodnius prolixus ; Aedes aegypti; Tribolium castaneum