302 Found

Found

The document has moved here.

Comunicação

A Assessoria de Comunicação é responsável por todo o processo de comunicação institucional do Instituto NUPEM/UFRJ, sejam as informações direcionadas para as comunidades internas e/ou externas ao Instituto NUPEM/UFRJ.

Qualificar a informação, gerar conhecimento e cuidar do relacionamento do Instituto NUPEM/UFRJ com a sociedade e com seus interlocutores internos é atender às exigências do mundo contemporâneo.

A comunicação institucional facilita o conhecimento e acesso dos cidadãos aos serviços do Instituto NUPEM/UFRJ e promove o Instituto NUPEM/UFRJ junto à sociedade de modo a conscientizá-la sobre a sua missão.

Seu objetivo é construir e implantar uma política de comunicação que divulgue às instituições de ensino, aos órgãos governamentais e à sociedade as atividades acadêmicas de ensino, de pesquisa e de extensão desenvolvidas pelo Instituto NUPEM/UFRJ.

É seu objetivo também divulgar à comunidade acadêmica e aos servidores todas as informações que favoreçam seu desenvolvimento.

Ser estratégico em comunicação é redirecionar o processo de comunicação para "oportunizar uma mudança, um novo comportamento e não simplesmente informar o que acontece na organização". (Marchiori,2008). É "agregar pessoas em torno de um propósito" (Rebouças, 2009) para cumprir uma missão, é fazer da comunicação também uma ferramenta importante do tripé ensino-pesquisa-extensão.

1- ​Zelar pela imagem institucional​ perante à sociedade;

2-​ Realizar campanhas de esclarecimento e publicidade das ações da organização​;

3- ​Mostrar dados, fatos e notícias relacionadas ao Instituto NUPEM/UFRJ​;

4-​ Disseminar as principais atividades da organização​;

5-​ Estabelecer redes de relacionamento com pessoas físicas ou jurídicas.

Atribuições:

A Assessoria de Comunicação do Instituto NUPEM/UFRJ realiza atualmente atividades de Jornalismo, Mídias Sociais, Assessoria de Imprensa, Publicidade e Fotografia. Demandas relacionadas à produção de imagens devem ser encaminhadas à Coordcom.

Nosso prazo de respostas é de dois dias úteis. A solicitação deve ser feita com, no mínimo, cinco dias úteis de antecedência para a cobertura de eventos e 3 dias de antecedência para divulgação de conteúdo em nosso site, mediante preenchimento dos devidos formulários, disponibilizados abaixo. Para serviços maiores, consulte o setor .

Todas as solicitações estão sujeitas às limitações de agenda, horário de expediente da equipe e linha editorial. Casos excepcionais devem ser tratados diretamente com o Gabinete da Direção.

Serviços realizados:

Jornalismo: divulgação de conteúdo oficial por lista de e-mails,  divulgação no site do NUPEM/ UFRJ , redação de notícias e cobertura de eventos (ambos mediante solicitação prévia e envio de formulário devidamente preenchido).

Mídias Sociais: divulgação de notícias oficiais e de determinados eventos acadêmicos e culturais da instituição.

Assessoria de Imprensa: atendimento e divulgação do NUPEM/UFRJ na mídia externa.

Publicidade: criação e gerenciamento de projetos e campanhas publicitárias institucionais internas ao NUPEM/UFRJ e vinculadas à Direção.

Fotografia: cobertura fotográfica de eventos oficiais realizados na instituição ou externamente, se solicitado previamente mediante envio de formulário devidamente preenchido.

Formulário para submissão de notícias do site e portais

O formulário para a submissão de notícias deverá ser enviado para o e-mail da comunicação com, no mínimo, três dias úteis de antecedência à data de publicação;

Clique aqui para fazer download do formulário que deve ser enviado para o e-mail da divisão de comunicação.

Formulário para solicitação de cobertura de eventos

A cobertura de eventos deverá ser solicitada de maneira individualizada, pelo seu responsável direto, no prazo mínimo de 5 dias úteis de antecedência à realização do evento.

O Pedido será avaliado pela Assessoria de Comunicação e o solicitante terá ciência da decisão em até dois dias úteis.

Clique aqui  para fazer download do formulário que deve ser enviado para o e-mail da divisão de comunicação.

Arte para divulgação de eventos

As artes de divulgação criadas pela Assessoria de Comunicação do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade serão sempre realizadas no padrão NUPEM/UFRJ.

Clique aqui e baixe o modelo em power point.

Para demais artes, acionar a Coordcom, que  conta com um setor de  Programação Visual e dispõe de um sistema para pedidos e acompanhamento de demandas relacionadas à: criação e elaboração de identidades visuais, peças gráficas (cartões de visita, filipetas, cartazes, faixas, banners e placas de sinalização), artes digitais, edição de imagens, diagramação de revistas e de jornais impressos e eletrônicos. Os arquivos de imagem devem estar em alta resolução, nos formatos JPEG, TIFF e PNG. Já os logotipos devem ser vetorizados e enviados em AI, SVG, EPS ou CDR.

Horário de Atendimento ao Público

De segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Vitor Ferreira Valente

Nadja de Souza