Da inscrição

A inscrição na biblioteca do NUPEM será permitida ao corpo docente, discente, estagiários , funcionários da UFRJ, mediante apresentação de documento que comprove o vínculo com a UFRJ. A inscrição é providência preliminar obrigatória para que o usuário  possa utilizar os serviços da biblioteca. As inscrições são renovadas anualmente. Não poderão renovar as inscrições os usuários em débito com a biblioteca.  Os usuários deverão comunicar à biblioteca as alterações relativas aos seus dados cadastrais (nome, endereço, telefone, etc...).

 

Da consulta local

A consulta ao acervo é permitida a comunidade em geral. O usuário deverá assinar uma ficha a cada obra retirada para consulta mediante apresentação de um documento original com foto. Até o momento da devolução das obras retiradas para consulta, o documento deverá ficar mantido na biblioteca. A devolução das obras retiradas para consulta deverá ser feita, impreterivelmente, até às 19:30 do mesmo dia da retirada. A permanência de usuários, nas estantes com bolsas, sacolas, pasta ou similares não é permitida. O usuário deverá observar o aviso de não fumar, falar em voz baixa, não portar bebida e / ou alimentos e não utilizar telefone celular no recinto da biblioteca.

 

Do empréstimo domiciliar

O empréstimo domiciliar é permitido aos usuários inscritos na biblioteca. Cada usuário poderá retirar três livros e/ ou três teses ou dissertações por uma semana. Os empréstimos domiciliares serão feitos no horário de 9h às 20h. Fica transferida para o primeiro dia útil a devolução coincidida com o sábado, domingo e feriado. Não havendo devolução, a multa será cobrada a partir da data marcada no livro. A mesma regra se aplicará quando houver qualquer alteração no funcionamento da biblioteca. O atestado médico (para isenção de multa) deverá ser entregue no ato da devolução do livro. Não é possível o empréstimo de mais de um exemplar da mesma obra, exceto em caso de volumes diferentes, para um mesmo usuário.

 

Do empréstimo especial

É permitido o empréstimo especial dos livros, que apresentam tarja vermelha (stop) na lombada, às sextas-feiras ou em véspera de feriados que antecipem o final de semana. A devolução destas obras deverá ser feita até às 20h do primeiro dia útil.

 

Da renovação

É permitida a renovação do empréstimo, desde que a obra não esteja reservada para outro usuário. O usuário terá a opção de renovar a publicação online pelo site www.minerva.ufrj.br

 

Da reserva

É permitida a reserva de três livros e /ou teses ou dissertações por vez, no máximo. A reserva ficará mantida por um prazo de 48 h. O usuário terá a opção de reserva a publicação online pelo site www.minerva.ufrj.br

 

Da Penalidade

De acordo com a resolução n0 01/2004 do Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro: a não devolução da obra no prazo estabelecido implicará cobrança de multa diária no valor de R$ 0,50 de cada obra retirada da biblioteca por empréstimo. Para o empréstimo especial, a não devolução da obra no prazo estabelecido, implicará cobrança de multa por hora de atraso. O mesmo ocorrendo para o os casos de obras retiradas para consulta e não devolvidas no mesmo dia. Para o calculo de multa serão considerados os sábados, domingos e feriados. O não pagamento da multa, implicará na suspensão de uso dos serviços da biblioteca. Ao aluno inadimplente não será permitido a inscrição em disciplinas, nem o recebimento de certificado de conclusão de curso de graduação e pós-graduação, assim como o trancamento de matrícula e a concessão de transferência, até regularização de sua situação. (Resolução n0 01/2004)

 

Da reposição do livro

No caso de extravio da obra, o usuário deverá repô-la ou, se esgotada, substituí-la por outra do mesmo assunto, de valor equivalente, de acordo com a direção da biblioteca.  (Resolução n0 01/2004).

Links

minerva verde      CampusMacae verde      ouvidoria verde     intranet verde     Sigma verde    superEst verde     CAPES verde       cnpq verde     FAPERJ verde

UFRJ NUPEM - Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-ambiental de Macaé
Desenvolvido por: TIC/UFRJ