302 Found

Found

The document has moved here.

Acesso ao catálogo de publicações

Acesse o catálogo virtual da biblioteca do NUPEM/UFRJ e de outras 44 bibliotecas da UFRJ através do site www.minerva.ufrj.br e retire o guia de usuário no balcão.

Acesso remoto ao Portal de periódicos da CAPES

O acesso remoto é um serviço oferecido aos alunos de pós-graduação, professores e demais servidores da UFRJ. Com este acesso, nossos usuários podem pesquisar no Portal de Periódicos CAPES e demais assinaturas mantidas pela Instituição fora do campus.
Formulário para solicitação de acesso remoto (Clique aqui para baixar)

Orientação sobre o uso do acervo e bases de dados
Orientação e treinamento sobre o uso das coleções do acervo, incluindo o treinamento nas Bases de Dados do Portal de Periódicos Capes.

Empréstimo domiciliar
Serviço que confia aos usuários da biblioteca do NUPEM/UFRJ o acervo considerado de livre acesso durante um período de tempo.
O usuário que estiver atrasado na devolução de alguma publicação não poderá solicitar o empréstimo ou renovação de outra.

Consulta local

Consulta a todo o acervo da biblioteca doNUPEM/UFRJ, disponível à toda a comunidade.

Normalização de documentos

1. Organização de trabalhos acadêmicos

Serviço de organização de trabalhos técnico-científicos, de acordo com os padrões e procedimentos estabelecidos por instituições acadêmicas, governamentais, técnicas ou científicas, nacionais e internacionais.

2. Elaboração de Referências Bibliográficas

Serviço de normalização de referências bibliográficas citadas em textos técnico-científicos, executado conforme normas de padronização nacionais e internacionais.

3. Levantamento bibliográfico manual e em bases de dados do Portal de Periódicos da CAPES

A Biblioteca do NUPEM/UFRJ tem uma equipe especializada para ajudar você a fazer pesquisas bibliográficas, localizar dados, documentos e informações, tanto no acervo da UFRJ como em bancos de dados externos e instituições. Basta especificar o assunto ou documento, que a equipe de referência faz a busca e providencia o envio para você.

4. Serviço de comutação bibliográfica - COMUT

Serviço através do qual é possível obter cópias de artigos, capítulos de livros e trabalhos apresentados em eventos em bibliotecas nacionais e estrangeiras.

5. Exposição das recentes aquisições

Uma estante destacada destina-se a apresentar aos usuários as novas aquisições da biblioteca do NUPEM/UFRJ para que os mesmos possam estar inteirados do conteúdo do acervo.

6. Reserva de publicações online

Usuários cadastrados na biblioteca podem de onde estiverem, através da base Minerva, solicitar a reserva de publicações que encontrem-se emprestadas.

7. Para solicitar reserva

Acesse a base Minerva e clique em Acervo geral;

Clique em Identificação e insira seu ID de usuário e senha (entre em contato com a biblioteca para obtê-los);

Faça a busca da publicação desejada e certifique-se de sua disponibilidade clicando emNUPEM/UFRJ;

Caso todas os exemplares estejam emprestados (ex: 2/2), clique em reservar. Basta reservar apenas um dos exemplares.

Aguarde e quando a publicação for devolvida, será enviado um aviso por e-mail. A publicação ficará disponível por 24h no balcão da biblioteca.

8. Renovações online

Assim como a reserva, a renovação também pode ser solicitada através da Base Minerva.As publicações que estejam reservadas para outros usuários ou em atraso não poderão ser renovadas diretamente pelos usuários, dirija-se à biblioteca.Aconselhamos que a renovação online seja feita com uma antecedência de 48 horas, para que dê tempo de devolver pessoalmente na biblioteca, sem o pagamento de multas, caso haja reserva para outro usuário.

9. Para solicitar renovação

Acesse a base Minerva e clique em Acervo geral;

Na tela seguinte, clique em Usuário;

Clique no número que corresponde a Empréstimos;

Selecione as publicações que tem interesse em renovar e clique em Renovar todos.

Observe o aviso de renovação e as novas datas para devolução das publicações e caso os mesmos não sejam renovados, dirija-se à biblioteca para a devolução do item.

10. Visitas orientadas

Visitas guiadas com turmas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, que visam demonstrar a utilização do acervo e os serviços da biblioteca.