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Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ)

 

Diretor: Rodrigo Nunes da Fonseca

Vice-Diretor: Francisco de Assis Esteves

 

Diretor Adjunto de Apoio à Pós-Graduação: Fabio Di Dario

                                                                           Ana Cristina Petry (substituta eventual)

 

Diretora Adjunta de Assuntos Comunitários: Mirella Pupo Santos

                                                                             Pedro Hollanda Carvalho (substituto eventual)

 

Diretor Adjunto de Atividades Gerenciais:  Mário Sergio Schultz 

                                                                          Alexandre de Azevedo (substituto eventual)

 

Breve histórico: 

O Instituto NUPEM/UFRJ foi criado a partir do interesse de pesquisadores em compreender a ecologia das lagoas costeiras da região Norte Fluminense no início da década de 1980. Por intermédio do Projeto EcoLagoas, em parceria com a Petrobrás e a Prefeitura Municipal de Macaé, o NUPEM/UFRJ estabeleceu sua primeira sede no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, em Macaé. Nesse local foram construídos um laboratório, cozinha e quatro suítes, nascendo oficialmente o Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé, em 1994. Além do Laboratório de Limnologia da UFRJ, outros grupos de pesquisa também passaram a utilizar as instalações do NUPEM/UFRJ para a realização de suas atividades. Nesta época começaram a ser ministradas algumas disciplinas de campo da UFRJ no Norte Fluminense, com suporte das instalações do NUPEM/UFRJ.

Para atender à crescente demanda por espaços físicos para a realização de pesquisas, cursos de graduação e para atividades de extensão, as instalações do NUPEM/UFRJ foram sendo gradativamente ampliadas. Em 1998, o NUPEM/UFRJ passou a ser uma base avançada do Instituto de Biologia da UFRJ, e assim novos pesquisadores foram incorporados à visão interdisciplinar da instituição, que na época era ainda muito incipiente no Brasil.

O NUPEM/UFRJ continuou expandindo suas atividades de pesquisa e extensão e uma nova sede, construída pela Prefeitura Municipal de Macaé, foi inaugurada em 10 de março de 2006. Em setembro de 2009, o NUPEM/UFRJ inaugurou um novo bloco estrutural, edificado com o apoio do Ministério da Educação, a fim de fomentar o desenvolvimento do curso de Ciências Biológicas e atender mais adequadamente ao corpo docente em crescimento. Em 2018, o NUPEM protagonizou um momento histórico para a UFRJ: foi aprovada, no Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em sessão especial, a proposta de mudança de status acadêmico e administrativo do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé. A consagração do NUPEM/UFRJ enquanto Instituto  resulta de um processo de amadurecimento institucional ao longo de cerca de 30 anos de história. Essa mudança reflete a realidade atual e a vocação da instituição, reconhecida pela qualidade do ensino de graduação, de pós-graduação, e na produção de conhecimento científico, integrado à extensão e com forte inserção social. 

 

Ensino

Atualmente, o NUPEM/UFRJ já abriga em suas estruturas físicas e organizacionais o curso de Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (Mestrado Acadêmico e Doutorado) e o Programa de Pós-Graduação em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento (Mestrado Profissional). Além disso, o Instituto hospeda uma turma de mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências para a Saúde do Instituto Nutes/UFRJ (NOTA 6 na CAPES) e uma turma  do Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas (Mestrado Acadêmico e Doutorado -   ambos Nota 4 na CAPES) e oferece apoio a outros cursos de graduação e pós-graduação do Campus UFRJ-Macaé tais como medicina, farmácia, enfermagem, nutrição, química e engenharias e o Programa de Pós-Graduação em Produtos Bioativos e Biociências.

 

Pesquisa

O NUPEM/UFRJ possui 35 laboratórios (16 laboratórios de pesquisa, 3 laboratórios ensino, 1 laboratório de extensão e 15 laboratórios de apoio técnico-científico) que atendem completamente as demandas estruturais e tecnológicas das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelos docentes e alunos.

Os laboratórios foram concebidos e estruturados visando à utilização por diversos docentes e alunos de pós-graduação bem como treinamento em iniciação científica. Além disso, esta estrutura também é utilizada para a capacitação e treinamento de profissionais de órgãos públicos de todo o norte fluminense. Os laboratórios seguem um modelo multiusuário onde há coordenação por um docente da UFRJ. Este modelo de gestão de laboratório, além de proporcionar um melhor aproveitamento e utilização dos equipamentos e do espaço, estimula a integração entre docentes, alunos e profissionais de áreas distintas, pois os mesmos compartilham e utilizam os mesmos espaços e equipamentos para suas atividades cotidianas de pesquisa e extensão gerando grandes avanços no processo de inserção social. Pesquisadores e seus respectivos alunos de outras instituições brasileiras e estrangeiras que integram ou interagem com o corpo de docentes do NUPEM também utilizam frequentemente os recursos destes laboratórios.

 

Extensão

O Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade é, ainda, referência no Norte Fluminense quanto à suas atividades de extensão e inserção social: são mais mais de 20 ações de extensão que incluem projetos, cursos e eventos, tais como: “Mundo Invisível”; “Vivenciar Livre”; “Pesquisa Científica em Movimento: Nupem na escola”; “Agricultura Urbana”; “Aplicações de ferramentas de modelagem molecular no ensino-aprendizagem de ciências”; “Estratégias para a promoção do uso racional de medicamentos”; “Projeto Iurukuá: Educação ambiental e Conservação de Tartarugas Marinhas”; “Etnoentomologia, nos Caminhos Darwinianos: educação ambiental intermediando as relações entre homens e insetos de importância econômica e médica”; “Saúde, Previdência e Cidadania”; “Biologia de Artrópodes Vetores”; “Dia do Biólogo”; “Inclusão Digital  Curso de capacitação em biossegurança na pesquisa científica”; “Formação de professores e divulgação científica: interações entre Universidade e Escola”; “Educação ambiental e cinema”; “A importância das macromoléculas na saúde humana”.

Desenvolvemos também ações nas escolas, aulas práticas e teóricas, rodas de conversa, idas a campo e cursos de formação de professores nas escolas e no NUPEM/UFRJ.

Recebemos, anualmente, mais de 1.000 estudantes de pelo menos 20 escolas públicas e particulares da região para conhecer o Espaço Ciência, as Coleções e os laboratórios de pesquisa da Instituição. 

Atualmente, cerca de 400 alunos de diversos cursos de graduação do campus da UFRJ-Macaé, 40 técnicos e 50 professores utilizam e desenvolvem suas atividades nas instalações do NUPEM / UFRJ. A pesquisa desenvolvida por esses estudantes e profissionais da educação abrange todos os níveis da organização, de moléculas orgânicas a ecossistemas, com foco direto na diversidade biológica e sistêmica da metade norte do estado do Rio de Janeiro.

 

 

Cursos de Graduação:

 

Graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura: Nota 4 – (CPC/INPE)

Graduação em Ciências Biológicas – Bacharelado: Nota 4 – (CPC/INPE)

 

Cursos de Pós-Graduação:

- NUPEM/UFRJ: Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação - Mestrado Acadêmico: Nota 4 - CAPES

- NUPEM/UFRJ: Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação – Doutorado: Nota 4 – CAPES

- NUPEM/UFRJ: Programa de Pós-Graduação em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento (Mestrado Profissional): Nota 3 – CAPES (AINDA NÃO AVALIADO).

- Turma do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências para a Saúde do Instituto Nutes/UFRJ -  Mestrado  acadêmico: Nota 6 - CAPES

- Turma Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas- Mestrado Acadêmico: Nota 4 - CAPES

- Turma do Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas- Doutorado: Nota 4 - CAPES

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