No dia 31 de maio de 1994 foi criado o NUPEM - Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé -, com solenidade realizada no então Parque de Exposições Latiff Mussi. Mas, convênio que levou à criação do NUPEM foi assinado em novembro de 1993, na Câmara de Vereadores de Macaé (foto), pelo reitor da UFRJ, prof. Nelson Maculan Filho, e o prefeito de Macaé, Carlos Emir, na presença do secretário de Meio Ambiente de Macaé, Marcos Schenk, e do prof. Francisco Esteves, à esquerda na foto. O convênio é considerado histórico, pois, daí, se originou o processo de discussão e realização de interiorização (expansão) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, hoje, com campus em Macaé e em Xerém, distrito do Município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. (Lenin Novaes - Postado em 14 de fevereiro de 2014).

Assinatura do convênio