302 Found

Found

The document has moved here.

Diretor

Contato: 22-2141-3918

Foto Rodrigo NunesRodrigo Nunes da Fonseca é Professor/Pesquisador e Diretor (2014-2018) do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Macaé). Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2017-2021), Latin American Liason Officer (2016-2017) da Pan-American Society of Evolutionary Developmental Biology. É Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (2013-2016 e 2017-2020) e bolsista de produtividade Nivel 2 no CNPq - Comite Genética(2014-). Doutorado (2008) e pós-doutorado (2009) em genômica funcional e biologia evolutiva do desenvolvimento (Evo-Devo) na Universidade de Colônia, Alemanha. Publicou mais de 35 artigos em periódicos especializados com mais de 1300 citacoes (Google Scholar-Fator H=12). Tem cinco orientações completas e orienta sete alunos de mestrado e doutorado como membro permanente dos dois programas de pós-graduação stricto sensu da UFRJ-Campus Macaé PPGCiAC (Ciências Ambientais e Conservação) e PPGPRODBIO (Produtos Bioativos e Biociências). Atua como revisor de diversos periódicos internacionais (Dev. Gen Evol, Plos One, PeerJ, Gene, dentre outros) particularmente na genética evolutiva do desenvolvimento de artrópodes. Possui colaborações com pesquisadores da Alemanha, Inglaterra, Holanda e Estados Unidos especialistas em estudos de Evo-Devo de artrópodes sendo um dos entusiastas da área no Brasil (http://evodevobr.wordpress.com/).  

Contato:  rnfonsecaarrobamacae.ufrj.br 
Currículo Lattes, Página PessoalBlog Evo-Devo

Vice-diretor

francisco estevesFrancisco de Assis Esteves possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973) e doutorado em Max-Plack Insitut für Limnologie - Universitat Kiel (Christian-Albrechts) (1978). Atualmente é Vice-diretor do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ) do qual foi fundador. Participa da comissão coordenadora do programa pie/peld do Ministério da Ciência e Tecnologia e professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas Aquáticos, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia de ecossistemas, ambientes aquáticos, lagoas costeiras, macrófitas aquáticas e ciclos biogeoquímicos. Além disso tem atuação em educação ambiental e divulgação científica com ênfase em Ecologia, também contando com experiênica pioneira na recuperação de ecossistemas aquáticos continentais no Brasil.

 Contato:  festevesarrobabiologia.ufrj.br

Currículo Lattes

Diretor Adjunto de Apoio à Pós-Graduação

  Email:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Contato: 22-2141-3967

Fabio Di DarioFabio Di Dario é Professor Associado II da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ). Possui Bacharelado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da USP (1996), Mestrado e Doutorado em Zoologia pelo Instituto de Biociências da USP (1999 e 2005), e Pós-Doutorado no Museu de Zoologia da USP (2006-2007). Durante os anos de 2002 e 2003 foi bolsista de Pré-Doutorado do National Museum of Natural History, Smithsonian Institution (USNM). Tem experiência em Zoologia, com ênfase em Sistemática, Morfologia, Evolução, Biogeografia e Conservação de grupos Recentes de peixes. É atualmente Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC) da UFRJ, onde orienta no Mestrado e Doutorado. É membro do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Ictiologia (SBI), integra o GEOPROF, Grupo de Estudos de Peixes do Oceano Profundo, e é co-lider do GSE, Grupo de Sistemática e Biologia Evolutiva, ambos Grupos de Pesquisa do CNPq. Também é curador da Coleção de Peixes do NUPEM/UFRJ (NPM), e atua em Extensão e Divulgação Científica.

Contato:  didarioarrobagmail.com

Currículo Lattes 

Ana Cristina PetryAna Cristina Petry (substituta eventual) é licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais, pelo programa Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais, da Universidade Estadual de Maringá. Desde 2006, é professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ). Seus interesses são voltados para a Ecologia, com ênfase em peixes de rios, reservatórios e ambientes costeiros. Atualmente, investiga com seus alunos as variações de atributos da história de vida em função da fatores ambientais como a salinidade da água e de interações bióticas, e para isto tem utilizado peixes da ordem Cyprinodontiformes. O impacto de invasões biológicas é outro tema de interesse, no qual tem a possibilidade de avançar colaborando com Doutorandas que investigam a introdução de tucunarés no estuário do rio São João e em represas do Sudeste, e a dinâmica de ocupação de gramíneas e peixes invasores no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. Está credenciada como docente nos programas de pós-graduação em Ecologia (PPGE/UFRJ campus do Fundão) e Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC/UFRJ campus Macaé) e é filiada à Associação Brasileira de Ciência Ecológica e Conservação (ABECO), à Associação Brasileira de Limnologia (ABLimno) e à Sociedade Brasileira de Ictiologia (SBI).  

 Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 Currículo Lattes

 

Diretor Adjunto de Assuntos Comunitários

 Email:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Contato: 22-2141-3922  

MIRELLA PUPO SANTOSMirella Pupo Santos atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vinculada ao Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ). Possui como linha de pesquisa biologia celular e molecular e fisiologia do estresse em plantas. Possui doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Estadual Norte Fluminense (UENF) trabalhando com fisiologia vegetal e biologia molecular. Realizou estudos sobre bioenergética celular/ fisiologia em plantas mutantes e transgênicas. Foi pós-doc PNPD/CAPES em projeto sobre bioenergética de cana-de-açúcar (2010) e possui pós doutorado no exterior (PDE) na Arizona State University onde trabalhou principalmente com biotecnologia vegetal junto ao prof. Roberto Gaxiola. Foi aluna de pós-doc na EMBRAPA CENARGEM, onde trabalhou com transformação genética no laboratorio do prof Francisco Aragão. Possui experiência em cultura de tecidos, transformação genética por Agrobacterium e biobalística. Possui patente sobre: Método de produção de planta com tolerância a estrese abiótico. Mantém colaboração com a EMBRAPA CENARGEN, UENF e ESALQ.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes

 

Pedro Hollanda CarvalhoPedro Hollanda Carvalho (substituto eventual) atualmente é professor adjunto no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ). Bacharel em Zoologia-Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade de Genebra (2006), período em que também trabalhou na curadoria da coleção ictiológica do Museu de História Natural de Genebra (MHNG). Doutor em Genética e Evolução pela Universidade de São Paulo (2011). Estuda genética marinha, conservação de recursos pesqueiros, processos evolutivos e especiação de peixes neotropicais. Possui experiência em sistemática molecular, filogeografia, análises populacionais, genética pesqueira e forense, curadoria de coleções e taxonomia de peixes.

Contato:  Em edição 
Currículo Lattes

  

Diretor Adjunto de Atividades Gerenciais

  Email:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Contato: 22-2141-3919   

prof mario copiaMário Sergio Schultz é Professor Associado (II)) do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ), Rio de Janeiro. Graduado em Licenciatura Química pela Universidade Federal de São Carlos (1992), Mestrado (1995), Doutorado (2001) em Química (Química Analítica) pelo Instituto de Química de São Carlos - Universidade de São Paulo. Pós doutorado no Instituto Superior Técnico - Universidade de Lisboa (2014). Tem experiência na área de Química Inorgânica, Campo de Coordenação, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de fármacos inorgânicos, catálise homogênea, cinética, determinação estrutural de compostos de coordenação e organometálicos.

Contato:  mss060arrobagmail.com 
Currículo Lattes

 

 

 

 

Alexandre de azevedoAlexandre de Azevedo (substituto eventual) possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado (1995) e doutorado (2000) em Biologia Celular e Molecular pela Universidade de São Paulo. Foi professor assistente doutor na UNESP- IBB na disciplina de embriologia atuando na linha de pesquisa em neurobiologia comparativa principalmente com biologia molecular de motores moleculares em cérebro de peixes e outros vertebrados. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro e orientador no Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais e Conservação do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ). Atua na área de reprodução e desenvolvimentode peixes, principalmente em estudos da biologia reprodutiva e desenvolvimento embrionário e larval, piscicultura marinha e metodologias de pesquisa-ação na cadeia produtiva da pesca. 

Contato:  azevedo.nupemarrobaacd.ufrj.br

Currículo Lattes

 

Diretor Adjunto de Pesquisa

 Email:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  - Contato: 22-2141-3930 

Cintia Monteiro de BarrosCintia Monteiro Barros possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005), graduação em Farmácia pela Universidade do Grande Rio (2008), doutorado e pós-doutorado em Ciências Morfológicas pela UFRJ. Atualmente, é professora Associada do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ). Foi Diretora Adjunta de Pesquisa do NUPEM/UFRJ (2013-2014). Desenvolve pesquisa com invertebrados no Laboratório Integrado de Morfologia NUPEM/UFRJ. Tem experiência na área de Morfologia de invertebrados e bioquímica de carboidratos nas temáticas relacionadas ao sistema nervoso, imunológico e suas inter-relações. Atuando nos seguintes temas: aspectos comparados do sistema imunológico de invertebrados, regulação neuro-imunológica, regeneração do sistema nervoso central e bioindicadores marinhos de poluição ambiental.

Contato: cintiabarrosarrobamacae.ufrj.br

Currículo Lattes

Rodrigo LemesRodrigo Lemes Martins (substituto eventual) possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1999), mestrado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2002) e doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro atuando junto ao Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ) e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação. Atualmente desenvolve estudos nas áreas de ecologia vegetal, conservação, recuperação de áreas degradas, desenvolvimento socioambiental e sustentabilidade.  

Contato:  rodr.lemesarrobabol.com.br 
Currículo Lattes

Links

minerva verde      CampusMacae verde      ouvidoria verde     intranet verde     Sigma verde    superEst verde     CAPES verde       cnpq verde     FAPERJ verde

UFRJ Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade - NUPEM/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ