AGENDA DE EVENTOS 2018 / NUPEM-UFRJ

JUN/18

- Dia Mundial dos Oceanos no NUPEM/UFRJ - 07 e 08 de junho -  Das 9h às 17h.

Cerimônia de Assinatura do Convênio UFRJ-Stavenger  -  “Memory of Understanding" -  Dia 18 de junho, às 14h.

- Curso de Sustentabilidade e Biodiversidade Noruega-Brasil - “Biodiversity: Giving value to the sustainable use of the environment”  -  De 18  a 23/06.

- Ciclo de Palestras: 07 de junho : "Ciência e Arte: Água mole em pedra dura" - Dr. Leonardo Moreira - Auditório do NUPEM/UFRJ, às 11h.

- Ciclo de Palestras: 14 de junho: "A desaceleração do indivíduo  através da comunicação social" -  Dr Vitor Lolio - Auditório do NUPEM/UFRJ, às 11h.

- Ciclo de Palestras: 21 de junho: (Título a confirmar) -  Dr Maurdo de Freitas Rebelo - Auditório do NUPEM/UFRJ, às 11h.

- Ciclo de Palestras:  28 de junho : (Título a confirmar) - Dra Débora Foguel - Auditório do NUPEM/UFRJ, às 11h.

JUL/18

Recesso acadêmico -  14 de julho a 06 de agosto

AGO/18

06 a 10 de agosto: SEMANA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA E RECEPÇÃO AOS CALOUROS 2018/2- NUPEM/UFRJ

09 /08 – Ciclo de Palestras –  Dr. Mauro Freitas Rebelo (UFRJ/Biofísica) – “O que eu quero ser quando crescer: Empreendedorismo em biotecnologia" - Auditório do NUPEM/UFRJ, às 11h.

16/08 – Ciclo de Palestras –   Dra. Ana Carolina Ribeiro Guimarães  (Coordenadora BCS) –“ Bioinformática e Biologia Computacional na Pesquisa de Novos Fármacos” - Auditório do NUPEM/UFRJ, às 11h.

23/08 – Ciclo de Palestras – Msc. Vanessa Silveira – “Biotecnologia de Imunobiológicos e Kits Diagnósticos”  - Auditório do NUPEM/UFRJ, às 11h.

30/08– Ciclo de Palestras –  Prof. Dr.  Paulo Miranda (UFRJ - COPPE) –   "Tecnologia brasileira para Transporte Sustentável baseada em Hidrogênio e Eletricidade - Auditório do NUPEM/UFRJ, às 11h.

20 a 31 de agosto: VIII CBAV (Curso de Biologia de Artrópodes Vetores)

20 a 30 agosto : V Inverno com Ciência

SET/18

03 de setembro -  Dia Do Biólogo  - De 8h às12h

06 de setembro  – Ciclo de Palestras – Automação de Baixo Custo para Irrigação - Dr.  Leonardo Medici (UFRRJ) - 11h

10 a 14 de setembro -  I Semana de Biotecnologia

13 de setembro  – Ciclo de Palestras – "Plano de Manejo como Estratégia de Proteção de Biodiversidade" - Profª Drª Maria Fernanda Quintela (CCS/UFRJ)

18 de setembro  – Ciclo de Palestras – "Mechanical dynamic of early development  in Tribolium castaneum and  Drosophila melanogaster and the related genes" - Tania Vasquez Faci (Leinden University)

19 de setembro  – ECOS – Ensino de Ciências: Olhares e Subjetividades - 17h

20 de setembro  – Ciclo de Palestras –  "A desaceleração do indivíduo através da comunicação social" - Dr. Vitor Iorio (UFRJ - Decano CCJE)

27 de setembro – Ciclo de Palestras – "Estilo de vida, saúde integral e pensamento pós-abissal: Desafios contemporâneos interdisciplinares" - Dra Gláucia Valadares (NUPEM/UFRJ)

OUT/18

04 de outubro  – Ciclo de Palestras –  "A mulher na ciência ecológica: limitações e oportunidades" -  Dra Eugênia Zandonà (UERJ) - Auditório do NUPEM/UFRJ, às 11h.

11 de outubro – Ciclo de Palestras/Nutes –   "Dimensões Formativas e Políticas em Pesquisa em Educação em Ciências e Saúde" -  Emerson Elias Merhy (UFRJ)  - Auditório do NUPEM/UFRJ, às 10h.

11 de outubro  –  X Jornada do Nutes/UFRJ  - Dimensões Formativas e Políticas na Pesquisa de Educação em Ciências e Saúde

18 de outubro – Semana de Integração Acadêmica

25 de outubro   – Ciclo de Palestras – "Lei da Viodiversidade e Patrimônio Genético"  - Dra Aline Morais (Fiocruz) - Auditório do NUPEM/UFRJ, às 11h.

NOV/18

01 de novembro – Ciclo de Palestras –  "O controle da invasão do coral sol no Brasil não é uma causa perdida" - Dr Bruno Massi  (IEAPM/UFF)

05 a 09 de Novembro - I Semana da Consciência NegraI Semana da Consciência Negra

07 de Novembro -  Simpósio sobre as Unidades de Conservação