Ações integradas do Espaço Ciência para a promoção do desenvolvimento socioambiental no Norte Fluminense.

espaco

Descrição: O Espaço Ciência foi inaugurado em 2008 e conta com a exposição "Diversidade dos Ecossistemas Costeiros do Norte Fluminense". Dentre as suas atrações estão uma réplica de toninha e um tubarão anequim em tamanho natural, um esqueleto de golfinho, um aquário de água doce, uma tartaruga, e mamíferos terrestres e aves taxidermizados. Os organismos expostos ocorrem no Norte Fluminense, de modo que a exposição está inserida na realidade dos visitantes. Parte do acervo é produzida pela equipe do projeto a partir de animais vitimados em atropelamentos nas rodovias locais, transformando estes exemplares em um poderoso meio para difusão de informações sobre biologia e a importância da biodiversidade. O Norte Fluminense possui uma diversidade biológica ímpar que é pouco conhecida pela população local. Além disso, a região tem passado por um crescimento demográfico desenfreado nas últimas décadas, que tem se refletido em uma degradação socioambiental acentuada. O objetivo principal desta exposição é fazer com que a população sinta-se mais próxima da diversidade biológica, de modo que a consciência ambiental e ecológica possa ser desenvolvida. O público alvo principal do projeto são alunos e educadores dos ensinos fundamental e médio, que carecem de espaços educacionais desse tipo. A equipe do projeto estabeleceu uma rede de divulgação voltada para as escolas da região, e a partir de 2011 passou a contar com a colaboração da prefeitura de Macaé que disponibiliza o transporte para as escolas públicas. Painéis explicativos e um jogo interativo completam a exposição, que é mediada por Bolsistas de Extensão.

 

O agendamento de visitas deverá ser feito através dos e-mails:

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O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. (Fábio Di Dario);

 

Coordenação: Prof. Fábio Di Dario.

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Integrando Tecnologias Agroecológicas para Promoção do Desenvolvimento Rural em Assentamentos do Município de Carapebus-RJ e Mitigação dos Impactos Ambientais no PARNA Jurubatiba.

 

Descrição: Realização de cursos teóricos e práticos para treinamento de pequenos agricultores ligados a pequenas propriedades em terras de assentamentos rurais que são limítrofes ao Parque Nacional de Jurubatiba. Os cursos serão voltados para transferência de tecnologia para produção agrícola de baixo impacto e sustentável. Isso inclui produção de adubo orgânico, micropropagação e controle sustentável de plantas daninhas.

 

Coordenador: Marco Antonio Lopes Cruz

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Estratégias para a promoção do uso racional de medicamentos

 

Descrição: O medicamento é um importante elemento na recuperação e prevenção de doenças garantindo a qualidade de vida das pessoas. No entanto, há riscos associados a seu uso mesmo quando adequadamente usado e sua utilização inadequada pode ocasionar intoxicações, interações medicamentosas ou reações adversas aos medicamentos (RAM), podendo causar danos à saúde. Alguns riscos podem ser evitáveis e ações de educação em saúde visando a promoção do uso racional de medicamentos, empregando-se além do conhecimento científico experiências da população e preparar os membros de uma comunidade para atuarem de forma critica e corresponsável na promoção da saúde, através da interface entre saberes científicos e do senso comum. Através de habilidades e informações adquiridas a promoção continua sobre o uso adequado dos medicamentos pode ser o caminho para a mudança nas práticas cotidianas com relação aos medicamentos, proporcionando mudanças nas atitudes das pessoas a usar o medicamento de maneira mais consciente aumentando a adesão medicamentosa, diminuindo a pratica da automedicação, e riscos relacionados ao uso de medicamentos. A conscientização das pessoas é um pré-requisito quando se espera elevar o nível e a manutenção da saúde do indivíduo. O objetivo deste trabalho, será realizar e desenvolver diferentes estratégias, em diferentes grupos, através de ações educativas visando a promoção do uso racional de medicamentos.

 

Coordenador: Magdalena Nascimento Rennó - Coordenador

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Novos Talentos 2012 - Curso Biotecnologia: ensinando e desmistificando

 

Descrição: O Curso terá atividades teóricas e práticas e será dividido em quatro etapas: 1ª parte - Noções de biossegurança em laboratórios: Com Palestra sobre Biotecnologia e Biossegurança em laboratórios e Práticas de Utilização de equipamentos de segurança em laboratórios; Uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e de proteção coletiva (EPCs) e equipamentos comuns em um laboratório de pesquisa. 2ª parte - Será abordado o preparo de soluções de rotina com as seguintes atividades práticas: Utilização correta de vidrarias no laboratório; Pesagem de materiais (utilização de balança de precisão) e Aferição de pH em diferentes soluções; 3ª parte - Aboradaremos a Preparação de amostras para cultivo in vitro de plantas através de uma Palestra sobre Biotecnologia vegetal e suas aplicações e atividade prática com o Preparo de meios de cultura e Micropropagação de espécies vegetais in vitro; 4ª parte - Será realizada uma Extração e análise de DNA e proteínas de plantas Extração de DNA vegetal , Preparo e análise de PCR e Extração de proteínas com solução aquosa.

Coordenador: Marco Antonio Lopes Cruz

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Nome do Coordenador  do Projetos Novos Talentos 2012: CHRISTINE RUTA 

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Projeto Universidade-Escola

 

Descrição: Os cursos ofertados pelo Projeto Universidade-Escola - NUPEM UFRJ Macaé (em funcionamento desde 2º semestre de 2015) visam uma maior interação e troca de conhecimentos entre o corpo social da UFRJ Macaé - NUPEM e os professores que atuam nas escolas das Redes Municipal e Estadual de Macaé e região. Preparados como espaço de troca e diálogo entre os professores da Universidade e os Professores que atuam nas escolas, os cursos oferecidos pelo Universidade Escola visam oferecer aos professores aprofundamento e/ou atualização de conhecimentos/conteúdos trabalhados no dia-a-dia em sala de aula mediante atividades diversificadas.

 

Dúvidas: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Pesquisa-Ação na Cadeia Produtiva da Pesca no Litoral Fluminense

 

Descrição: O programa "Pesquisa Ação na Cadeia Produtiva da Pesca (PAPESCA)" tem por objetivo contribuir com a sustentabilidade das Cadeias Produtivas da Pesca Artesanal e Aquicultura Familiar no litoral fluminense. Este trabalho teve início em 2004, no município de Macaé-RJ, e atualmente desenvolve ações em várias regiões do Estado. A PAPESCA tornou-se referência na articulação das ações desenvolvidas em diversos projetos no litoral Fluminense e em outros estados brasileiros em parceria com diversas instituições, principalmente devido ao desenvolvimento e aplicação de metodologias participativas. Os projetos desenvolvidos no âmbito da PAPESCA, além da metodologia de Pesquisa-ação, priorizam a abordagem interdisciplinar e a constituição de Redes de Cooperação como requer os complexos temas relacionados à Pesca e Aquicultura. Neste sentido são desenvolvidos projetos que dialogam entre si em estudos que vão desde moléculas, passando por ecossistemas e culminando com tecnologias sociais e formulação e influência em políticas públicas. Os projetos têm sido desenvolvidos com a participação de um grande número de estudantes de Graduação e Pós Graduação internos e externos à UFRJ das diferentes áreas do conhecimento, docentes e pesquisadores, além da participação ativa dos atores-comunitários que em diversos momentos se tornam atores-pesquisadores interferindo no desenvolvimento dos projetos e na formulação dos mesmos.

 

Coordenador: Alexandre de Azevedo

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Implantação do Espaço da Ciência no Município de Barra Mansa e a sua Utilização no Aprimoramento dos Docentes p/ a Prática de Aulas Experimentais nas Unidades Escolares

 

Descrição: O Espaço da Ciência será implantado e consolidado no CIEP 054 Maria José M. de Carvalho, R.L, S/n - Vila Maria. Barra Mansa, RJ. Foram liberados vários espaços, totalizando cerca de 150m2, para os diversos ambientes que serão utilizados para o estudo formal e não formal. Serão implantados uma sala multimídia com vários recursos audiovisuais, um laboratório multidisciplinar e um museu. Para estimular os docentes da rede municipal de Barra Mansa, serão realizados cursos sobre aulas experimentais e metodologia de projetos para os docentes de Ciências e áreas afins das 18 unidades de ensino, as atividades propostas vão procurar despertar no aluno o interesse pela Ciência e abrir caminhos para sua compreensão. Através das aulas experimentais os alunos poderão aprender trabalhando, investigando, utilizando o método científico, vivendo as etapas de uma pesquisa e aprender através de discussões a partir dos resultados encontrados. Os cursos serão realizados no espaço da Ciência de Barra Mansa, onde os docentes terão a oportunidade de realizar todas as atividades experimentais e discutir os resultados. O curso será a estratégia empregada para estimular e atualizar os docentes do ensino fundamental e médio para o desenvolvimento de aulas experimentais e trabalhos de pesquisa em suas escolas. Os professores receberão um livro de apoio com orientações e sugestões sobre aulas experimentais e projetos de pesquisa para o ensino de Ciências. Este livro foi escrito em 2010 e contém 100 atividades experimentais e várias sugestões de atividades realizadas nas escolas. Os professores receberão vidrarias, reagentes e outros materiais necessários para a execução das atividades propostas e dos projetos de Ciências. Os materiais também vão facilitar o desenvolvimento de outras atividades. Os professores serão visitados periodicamente pela equipe de implementação para o acompanhamento e apoio das atividades realizadas dentro da unidade escolar.

 

Coordenador: Christine Ruta.

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Educação Científica e Ambiental através de uma Exposição Artística dos Mamíferos do Norte-Fluminense

 

Descrição: A criação do NUPEM e a recente expansão da UFRJ em Macaé, deram origem a várias ações e parcerias rumo a uma maior difusão dos conhecimentos científicos no interior do estado. Uma destas parcerias reúne o NUPEM, a Reserva Biológica União (Rebio União) e a Autopista Fluminense S/A dentro de uma proposta de educação ambiental através de uma exposição zoológica constituída por mamíferos silvestres preparados de forma artística. Este acervo expositivo tem sido construído a partir de animais vitimados fatalmente por atropelamentos na rodovia BR101, que na maior parte das vezes são desprezados e raramente aproveitados para fins científicos e educacionais. Ao coligir estes exemplares, o que outrora representava a maior prova do impacto humano nos ecossistemas nativos gera importantes informações científicas e se transforma em um meio poderoso para difusão de informações sobre a biologia das espécies e a importância da biodiversidade. Dentro de um acervo expositivo, animais artisticamente preparados exercem grande fascinação no público por permitirem um contato quase direto com uma fauna geralmente conhecida por grande parte apenas por documentários e livros. A composição deste acervo, portanto, cria um meio onde o público pode experimentar um contato bem mais próximo com a fauna do que o normalmente oferecido em cursos teóricos e salas de aula tradicionais. A formação de futuros educadores ambientais também é facilitada neste contexto, onde conceitos zoológicos e ecológicos sólidos e atuais, oriundos de pesquisas desenvolvidas na esfera acadêmica, podem ser trabalhados de uma forma mais interativa e atrativa, fazendo uso de uma coleção de animais que raramente pode ser observada pelo público nos ambientes naturais. O presente projeto visa promover a educação científica e ambiental no norte- fluminense com base em um acervo expositivo da mastofauna regional sediado no Espaço Ciência no Campus Macaé.

 

Coordenador: Pablo Rodrigues Goncalves.

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CAPES / NOVOS TALENTOS - Universidade e Escolas Públicas no Interior do Rio de Janeiro: Implementação de Novas Redes Regionais na Difusão do Conhecimento Científico

 

Descrição: Tradicionalmente as Universidades Públicas têm se concentrado na capital, culminando num modelo que se mostra inadequado para atender às demandas de desenvolvimento científico em regiões mais longínquas do estado. Um passo positivo e contrário a esse modelo tem sido dado com a criação da UFRJ-Macaé, que hoje integra pesquisadores de diversas áreas das Ciências e vem se consolidando em um polo de referência em pesquisa/ensino no RJ, sendo já reconhecida pela sua forte atuação na extensão, como se pode observar através dos inúmeros projetos/programas em andamento. Este projeto visa a melhoria do Ensino de Ciências no interior do RJ, através de atividades interdisciplinares teóricas e práticas, considerando as necessidades apontadas pela literatura a respeito do Ensino de Ciências, as características da escola pública e os atuais objetivos educacionais brasileiros. Nesse sentido, o projeto se destina a aproximar a escola, a comunidade e a UFRJ, principalmente nos municípios de Barra Mansa e em Macaé, onde o campus já atua, propiciando trocas de conhecimentos e a apresentação de trabalhos de investigação, de maneira a estimular a originalidade, a criatividade, o raciocínio lógico e a capacidade de pesquisa, visando à autonomia intelectiva. Essa participação é uma importante iniciativa da UFRJ-Macaé no intuito de reafirmar e dar cumprimento ao compromisso social da universidade pública. Ela fundamenta-se na idéia de extensão universitária como processo educativo, cultural e científico, e contempla a interação transformadora entre universidade e sociedade. O projeto visa garantir a realização de atividades/projetos de pesquisa e extensionistas de difusão e popularização da Ciência no interior fluminense. Assim, propomos uma integração entre o saber acadêmico e a vivência local, como práticas norteadoras da busca pela melhoria na qualidade do ensino, pelo conhecimento social do espaço ocupado e consequente desenvolvimento humano da região.

 

Coordenador: Christine Ruta.

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PRÁTICAS EM GENÉTICA

 

Descrição: O presente projeto tem por objetivos: (i) promover a atualização dos professores de Biologia e (ii) fornecer ferramentas que possam ser utilizadas como facilitadoras da prática docente no ensino de Genética, dentre as quais destacam-se roteiros de práticas, vídeos e apostilas. O público alvo do presente projeto é formado por professores de Biologia do Ensino Médio.

 

Coordenador: Raquel de Souza Gestinari.

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NA MINHA ESCOLA TEM UNIVERSITÁRIOS

 

Descrição: O Projeto Na Minha Escola tem Universitários objetiva contribuir para a melhoria da educação básica compartilhando saberes entre a comunidade escolar e o corpo discente, docente e técnico administrativo da Universidade Federal do Rio de Janeiro ? Campus UFRJ-Macaé Prof. Aloísio Teixeira.

 

Coordenador: Raquel de Souza Gestinari.

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Conhecendo as Estruturas e Funções do Corpo Humano

 

Descrição: Visitas guiadas ao Laboratório Anatômico do Campus UFRJ-Macaé para discentes da rede básica de ensino de Macaé e Região. Durante as visitas os discentes têm acesso à mini-palestras sobre a morfofisiologia dos sistemas: Musculoesquelético, Nervoso, Cardiovascular e Gastrointestinal.

 

Coordenador: Rosane Aparecida Ribeiro.

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Pet GraduaSUS: Diagnóstico da situação atual dos cursos nos eixos de intervenção. Mudança curricular e integração ensino-serviço-comunidade.

 

Coordenador: Rosane Aparecida Ribeiro.

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Atualização em Métodos de Diagnóstico em Doenças Infecto-Parasitárias como Estratégia de Promoção de Saúde

 

Descrição: Proporcionar a atualização em métodos de diagnósticos de doenças infecto-parasitárias em análises clínicas para profissionais de saúde da Rede Pública e Privada de Saúde do Município de Macaé. Projeto Vinculado ao Programa Interdisciplinas de Promoção de Saúde/ PROEXT 2014.

 

Coordenador: Aleksandra Menezes.

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Universidade e Escolas Públicas no Interior do Rio de Janeiro: Implementação de Novas Redes Regionais na Difusão do Conhecimento Científico

 

Descrição: Tradicionalmente as Universidades Públicas têm se concentrado na capital, culminando num modelo que se mostra inadequado para atender às demandas de desenvolvimento científico em regiões mais longínquas do estado. Um passo positivo e contrário a esse modelo tem sido dado com a criação da UFRJ-Macaé, que hoje integra pesquisadores de diversas áreas das Ciências e vem se consolidando em um polo de referência em pesquisa/ensino no RJ, sendo já reconhecida pela sua forte atuação na extensão, como se pode observar através dos inúmeros projetos/programas em andamento. Este projeto visa a melhoria do Ensino de Ciências no interior do RJ, através de atividades interdisciplinares teóricas e práticas, considerando as necessidades apontadas pela literatura a respeito do Ensino de Ciências, as características da escola pública e os atuais objetivos educacionais brasileiros. Nesse sentido, o projeto se destina a aproximar a escola, a comunidade e a UFRJ, principalmente nos municípios de Barra Mansa e em Macaé, onde o campus já atua, propiciando trocas de conhecimentos e a apresentação de trabalhos de investigação, de maneira a estimular a originalidade, a criatividade, o raciocínio lógico e a capacidade de pesquisa, visando à autonomia intelectiva. Essa participação é uma importante iniciativa da UFRJ-Macaé no intuito de reafirmar e dar cumprimento ao compromisso social da universidade pública. Ela fundamenta-se na idéia de extensão universitária como processo educativo, cultural e científico, e contempla a interação transformadora entre universidade e sociedade. O projeto visa garantir a realização de atividades/projetos de pesquisa e extensionistas de difusão e popularização da Ciência no interior fluminense. Assim, propomos uma integração entre o saber acadêmico e a vivência local, como práticas norteadoras da busca pela melhoria na qualidade do ensino, pelo conhecimento social do espaço ocupado e consequente desenvolvimento humano da região..

 

Coordenador: Tatiana Ungaretti Paleo Konno.

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Formação de Professores e divulgação científica: interações entre universidade e escola 

 

Descrição: Hoje se constata que uma parcela considerável da população macaense ainda não tem acesso à educação formal de qualidade e no tocante à educação não-formal, proporcionada pelos centros de divulgação cientifica e/ou por museus de ciência, a situação é ainda mais preocupante devido a inexistência destas instituições na Região. No sentido de modificar essa realidade, o Laboratório de Educação e Divulgação Científica (LabEDiC) foi criado, em 2007, no NUPEM com o objetivo de pensar e viabilizar ações de mediação entre ciência e público com vistas à popularização dos conhecimentos científicos, focando no estudo e construção de novas ações de divulgação científica e a viabilização destas enquanto recursos didáticos para professores da educação básica, atuando na interface formação de professores/divulgação científica. As atividades do LabEDic buscam garantir um espaço para o diálogo entre os professores da rede, os graduandos e os docentes universitários, oportunizando a formação continuada do profissional em exercício, a melhoria da formação inicial do licenciando e a re-elaboração do conhecimento acadêmico. Com a realização desse projeto esperasse: criar uma rede de comunicação visando à divulgação científica, proporcionar o acesso da população ao conhecimento científico, contribuir para aproximação entre escola e universidade e para o estabelecimento de parcerias entre essas instituições, enriquecer o conhecimento universitário com o conhecimento escolar e vice-versa, contribuir para o avanço no conhecimento sobre a realidade do Ensino de Ciências local,realizar a formação continuada de professores em exercício em temas atuais das Ciências Biológicas e da Química, elaborar abordagens pedagógicas para o ensino de biologia celular nas escolas, incorporar professores da rede pública ao LabEDic.

 

Coordenador: Teo Bueno de Abreu.

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15) Universidade e Escolas Públicas no Interior do Rio de Janeiro: Implementação de Novas Redes Regionais na Difusão do Conhecimento Científico

  

Descrição do Projeto:

Tradicionalmente as Universidades Públicas têm se concentrado na capital, culminando num modelo que se mostra inadequado para atender às demandas de desenvolvimento científico em regiões mais longínquas do estado. Um passo positivo e contrário a esse modelo tem sido dado com a criação da UFRJ-Macaé, que hoje integra pesquisadores de diversas áreas das Ciências e vem se consolidando em um polo de referência em pesquisa/ensino no RJ, sendo já reconhecida pela sua forte atuação na extensão, como se pode observar através dos inúmeros projetos/programas em andamento. Este projeto visa a melhoria do Ensino de Ciências no interior do RJ, através de atividades interdisciplinares teóricas e práticas, considerando as necessidades apontadas pela literatura a respeito do Ensino de Ciências, as características da escola pública e os atuais objetivos educacionais brasileiros. Nesse sentido, o projeto se destina a aproximar a escola, a comunidade e a UFRJ, principalmente nos municípios de Barra Mansa e em Macaé, onde o campus já atua, propiciando trocas de conhecimentos e a apresentação de trabalhos de investigação, de maneira a estimular a originalidade, a criatividade, o raciocínio lógico e a capacidade de pesquisa, visando à autonomia intelectiva. Essa participação é uma importante iniciativa da UFRJ-Macaé no intuito de reafirmar e dar cumprimento ao compromisso social da universidade pública. Ela fundamenta-se na idéia de extensão universitária como processo educativo, cultural e científico, e contempla a interação transformadora entre universidade e sociedade. O projeto visa garantir a realização de atividades/projetos de pesquisa e extensionistas de difusão e popularização da Ciência no interior fluminense. Assim, propomos uma integração entre o saber acadêmico e a vivência local, como práticas norteadoras da busca pela melhoria na qualidade do ensino, pelo conhecimento social do espaço ocupado e consequente desenvolvimento humano da região.. 

Nome do Coordenador: Tatiana Ungaretti Paleo Konno - Coordenador

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