Laboratório Integrado de Zoologia

IMAGEM LABORATÓRIO

Nome do CoordenadorProf. Dr. Michael Mincarone / Prof.  Luciano Fischer (vice-coordenador)

E-mail do Coordenador: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Docentes que atuam no laboratório: Dra. Ana Cristina Petry, Dr. Fabio Di Dario, Dr. Luciano Gomes Fischer, Dr. Michael Maia Mincarone, Dr. Pablo Rodrigues Gonçalves.

Nº alunos de graduação: 17 alunos

Nº alunos de mestrado: 3 alunos

Nº alunos de doutorado: 7 alunos

Técnicos que atuam no laboratório: Bruna Pagliani Simonato Di Dario e Naiara Viana Campos

Principais equipamentos utilizados no Laboratório: balanças analítica e semi-analítica, freezers, estéreomicroscópios, paquímetros.

Linhas de pesquisas desenvolvidas:

• Sistemática, biogeografia e conservação de peixes marinhos.
  • Ecologia de peixes continentais, com ênfase nas invasões biológicas, tolerâncias diferenciais à salinidade e efeitos da conectividade hidrológica sobre a dinâmica de metacomunidades.
  • Sistemática e conservação de mamíferos neotropicais.
  • Ecologia e biologia de peixes marinhos.
  • Ictiologia, com ênfase em sistemática e conservação de peixes do oceano profundo.
  • Oceanografia biológica.
  • Biologia e ecologia marinha.
  • Pesca e recursos pesqueiros.
  • Ontogenia e anatomia comparada de peixes.
  • Ecologia trófica e reprodução de peixes.

Outras informações relevantes:

O LIZ (Laboratório Integrado de Zoologia) atua como porta de entrada institucional para todo material biológico a ser depositado nas coleções de vertebrados do NUPEM/UFRJ. No caso dos peixes e mamíferos, neste espaço são realizadas atividades relacionadas à preparação e fixação de espécimes para estudo, dissecção, identificação taxonômica, análises morfológicas e morfométricas, registro das informações de procedência e método de coleta e posterior registro no acervo da coleção. O LIZ encontra-se associado às coleções científicas de peixes e de mamíferos do NUPEM/UFRJ, onde os exemplares processados são comumente tombados.

Atualmente, o acervo da Coleção de Peixes conta com espécimes coletados em uma ampla variedade de ambientes aquáticos de 37 países, em quatro continentes, com uma ênfase no Norte Fluminense e Oceano Atlântico adjacente. A coleção de peixes tem como objetivos aumentar a compreensão da diversidade biológica a partir dos atuais 3.143 lotes de peixes catalogados, além de servir para apoiar a formação de professores e alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas e da Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação.

A consulta virtual ao acervo da Coleção de Peixes pode ser feita pelo endereço a seguir (http://splink.cria.org.br/dc/index?colecao=NPM&setlang=pt).

A coleção de mamíferos conta com cerca de 1.000 exemplares tombados e catalogados e representa a mastofauna de remanescentes de Mata Atlântica e de restingas do litoral norte do Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. O acesso aos acervos destas coleções está à disposição de qualquer interessado, mediante agendamento.

O LIZ também desempenha um importante papel no suporte às atividades de pesquisadores de outras instituições, oferecendo espaço e equipamentos compartilhados para o processamento de amostras obtidas em projetos de pesquisa desenvolvidos no Norte Fluminense.

2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17