302 Found

Found

The document has moved here.

Biotério de Experimentação com Roedores

Nome do Coordenador: Dr. Jackson de Souza Menezes

Docentes que atuam no laboratório: Dr. Jackson de Souza Menezes, Dr. Rodrigo Nunes da Fonseca, Dra. Flávia Borges Mury, Dra. Rosane Aparecida Ribeiro, Dra. Helene Nara Henriques Blanc, Dr. João Luiz Mendes Wanderley

Nº alunos de graduação: 49 alunos

Nº alunos de mestrado: 20 alunos

Nº alunos de doutorado: 8 alunos

Técnicos que atuam no laboratório: -

Principais equipamentos utilizados no Laboratório: 18 estantes de aço, 3 desumidificadores, 3 Timer Digital, 2 balanças analíticas, 4 gaiolas metabólicas para camundongo, 4 gaiolas metabólicas para ratos, 400 conjuntos de caixa de camundongos, 21 conjuntos de caixas de rato, 4 gaiolas de coelho, 1 kit de materiais cirúrgicos, 1 sistema de filtragem de água, 4 insufladores, 4 exaustores.

Linhas de pesquisas desenvolvidas:

• Detoxificação de heme no intestino médio deRhodnius prolixus; hemozoínas, membranas perimicrovilares.
  • Efeito do uso de hormônios esteroides sexuais em órgãos-alvo de fêmeas de roedores.
  • Expressão de canais iônicos ao longo do nefron; Terapia celular em modelos animais de
  • insuficiência renal; Papel de canais cloreto na função de células beta pancreática.
  • Imunologia com ênfase em Imunoparasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: doenças infecciosas, regulação da imunidade inata, morte celular e inflamação.
  • Biologia Evolutiva do Desenvolvimento (Evo-Devo), Embriologia Comparada de Invertebrados.
  • Fisiologia endócrina e atua nos temas: secreção de insulina, suplementação, obesidade e
  • diabetes.
  • Treinamento prático em biossegurança no biotério de experimentação animal.

Outras informações relevantes:

Estrutura Arquitetônica

• O Biotério de Experimentação com Roedores possui 50 m² divididos em seis ambientes.
  • Quatro destes é usado para alocação de três espécies de roedores e um para alocação de lagomorfo. Possui todos os pre-requisitos para manuntenção de ratos, camundongos, coelhos e Cerradomys goytaca. Possui também uma sala de procedimentos e uma sala de lavagens.

Espécies de Animais

• Camundongo (Mus musculus)
  • Rato (Rattus novergicus)
  • Coelho (Oryctolagus cuniculus)