302 Found

Found

The document has moved here.

Câmara Municipal de Macaé aprova sessão solene em homenagem aos 25 anos do Instituto NUPEM/UFRJ

O evento foi proposto pelo vereador Marcel Silvano e ocorrerá no dia 05 de junho, às 18h30.

No último dia 08 de maio, foi apreciado em sessão ordinária da Câmara Municipal o requerimento de sessão solene em homenagem aos 25 anos do Instituto NUPEM/UFRJ.  Aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes, o requerimento, de autoria do vereador Marcel Silvano, foi defendido pelo parlamentar de maneira categórica ao afirmar que “celebrar este momento histórico é, também, reconhecer a importância da UFRJ para a interiorização do Ensino Superior, o papel estratégico do NUPEM, e ainda, apresentar a sociedade nossa opção como macaenses de defesa da Universidade pública Brasileira, em repúdio a tantos ataques do atual Governo Federal”. Silvano continuou: “Em um contexto de ataques ao livre pensamento e à autonomia das universidades, nada melhor do que reconhecermos os serviços prestados pela UFRJ. São 11 cursos de graduação, três de pós-graduação, 3 mil alunos e 400 servidores no município".

sessaocamara

Foto: Câmara Municipal de Macaé - Tiago Ferreira

A aprovação do requerimento em homenagem ao NUPEM/UFRJ foi noticiada no jornal local, O Debate

O Diretor do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ), Prof. Dr. Rodrigo Nunes da Fonseca, comemorou e agradeceu a homenagem:

“O reconhecimento da trajetória da UFRJ em Macaé com a comemoração dos 25 anos do Instituto NUPEM/UFRJ é um passo fundamental para a consolidação da educação superior e da ciência e tecnologia como motor do desenvolvimento socioambiental do interior do Estado do Rio de Janeiro. Esse reconhecimento é fruto do árduo trabalho dos professores, técnico-administrativos, alunos, servidores terceirizados e da comunidade do Barreto que diariamente geram conhecimento e nos dão certeza e satisfação de estarmos no caminho certo. Pela comunidade do NUPEM/UFRJ, agradeço imensamente ao vereador Marcel Silvano pela proposição da sessão solene bem como a confiança de todos os vereadores que, por unanimidade, aprovaram a matéria, inclusive com o reconhecimento efusivo do presidente da Câmara, Eduardo Cardoso, e do vereador Luciano Diniz”.

O vice-diretor da instituição, um dos fundadores do Instituto NUPEM/UFRJ, Prof. Dr. Francisco de Assis Esteves, avaliou este momento histórico:

“Esta homenagem da Câmara Municipal ao Instituto NUPEM/UFRJ simboliza uma longa e exitosa parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro, através do NUPEM/UFRJ, o poder público municipal e a sociedade macaense. Esta parceria, iniciada em 1994, atravessou diversos governos e composições parlamentares, e, desde então, tem fortalecido as ações concebidas pelo Instituto e que, em última análise, são viabilizadas pelo poder legislativo municipal. Temos obtido sucesso significativo nas áreas de ensino, pesquisa e extensão através da formação de capital humano qualificado para o mercado de trabalho, do progresso científico, da inserção social,  do desenvolvimento sustentável e da preservação ambiental – sendo, neste último quesito, o Parque Nacional de Jurubatiba e outras Unidades de Conservação exemplos emblemáticos.”

Instituto NUPEM/UFRJ 25 anos

Neste ano, o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade irá comemorar os seus 25 anos e para celebrar esta trajetória tão especial para a cidade de Macaé, para a UFRJ e para educação no país, o NUPEM/UFRJ irá realizar, durante o ano, uma série de eventos dentro e fora da instituição.

Ao longo de mais de duas décadas, o NUPEM/UFRJ se expandiu e ganhou forte respeitabilidade e notoriedade no Norte Fluminense, se consolidando como um importante polo de geração de conhecimentos e de atração de pesquisadores interessados em realizar pesquisas de caráter interdisciplinar com um forte viés socioambiental. O NUPEM/UFRJ agora se solidifica como uma Unidade madura e apta para enfrentar as transformações acadêmico-científicas que se apresentam à sociedade no início do século XXI.

Sessão Solene em Homenagem aos 25 anos do Instituto NUPEM/UFRJ

Venha fazer parte deste momento histórico para a instituição!

Data: 05/06/2019

Local: Câmara Municipal de Macaé - Palácio Natálio Salvador Antunes