302 Found

Found

The document has moved here.

Aluna  do Instituto NUTES e do Instituto NUPEM/UFRJ é contemplada no Programa Bolsa Nota 10 da  Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ

A pós-graduanda Gabrielle Ramos foi contemplada no Programa Bolsa Nota 10 da FAPERJ, que objetiva incentivar alunos com destacado desempenho acadêmico. Gabrielle é Licenciada em Química pela UFRJ-Macaé e durante sua graduação participou de projetos de pesquisa e de extensão universitária, tendo sempre se indagado sobre até que ponto as características pessoais dos alunos poderiam influenciar em seus processos de aprendizagem. No intuito de investigar essa questão é que ingressou no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (PPGECS), do Instituto NUTES da UFRJ em parceria com o Insituto NUPEM/UFRJ.

A premiação foi referente ao desempenho acadêmico e ao desenvolvimento de pesquisa sobre o tema Estilos de Aprendizagem e Ensino de Química, apresentada no XXVI Colóquio da AFIRSE (Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique em Educationa), em Portugal, e com nova apresentação prevista no XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. A investigação vem sendo desenvolvida junto ao Grupo de Pesquisa Linguagens no Ensino de Ciências, sob a orientação do Prof. Dr. Leonardo Moreira, coordenador do Projeto Ciênica.

Uma parceria entre o Instituto NUTES e o Instituto NUPEM, firmada no ano de 2017, viabilizou infraestrutura e apoio necessários à implantação de uma turma do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde do Instituto NUTES, envolvendo aulas regulares de mestrado e atividades de pesquisa. E isso tem facilitado com que diversos profissionais das ciências e da saúde de Macaé e região pudessem realizar pesquisas no campo da educação. O PPGECS, que recebeu nota 6 na última avaliação quadrienal da CAPES (2013-2016), abre processo seletivo entre os meses de setembro e outubro. Receber esse prêmio confirma o acerto no estabelecimento da parceria, traz luz sobre a proficuidade e as possibilidades de ações e exemplifica a qualidade das pesquisas desenvolvidas na UFRJ, contribuindo para o fortalecimento de seu processo de expansão e de interiorização.