Cerimônia dos 25 anos emociona o Instituto NUPEM/UFRJ

Na última sexta-feira, dia 31 de maio, o NUPEM/UFRJ comemorou seus 25 anos e para celebrar este marco histórico, membros do corpo social, personalidades da UFRJ e do Município de Macaé compareceram ao evento.

 

O início da cerimônia em comemoração aos 25 anos do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade foi marcado por muita emoção. Após darem as boas-vindas ao público presente, as docentes Cíntia Monteiro de Barros e Manuela Leal da Silva resumiram a trajetória do NUPEM/UFRJ na apresentação da solenidade:

“25 anos. Um quarto de século. Foram tantas as histórias relatadas, as discussões realizadas,  as ações políticas organizadas,  as propostas apresentadas, os compromissos declarados e, acima de tudo, as responsabilidades, desde o início assumidas por todos do corpo social do NUPEM/UFRJ, pela construção de um Instituto de excelência acadêmica e comprometido com o desenvolvimento social de Macaé e região... É uma data realmente especial!”

 

NUPEM25ANOS 31

 

A mesa solene de abertura foi, então, composta pela Vice-Reitora da UFRJ, Professora Denise Nascimento, pelo Secretário Adjunto Municipal de Ensino Superior de Macaé, Professor Márcio Magini, pela Vice-Decana do Centro de Ciências da Saúde,  Professora Russolina Benedeta Zingali , pelo Diretor do Instituto de Biologia da UFRJ, Sérgio Luiz Costa Bonecker, e pelo Diretor do Instituto NUPEM/UFRJ, Professor Rodrigo Nunes das Fonseca.

O professor Rodrigo Nunes da Fonseca abriu a solenidade saudando os membros da mesa e agradecendo a presença do público, que lotava o auditório. Visivelmente emocionado, o diretor do Instituto NUPEM/UFRJ agradeceu a todos que, ao longo de 25 anos, contribuíram para a construção e desenvolvimento de instituição: “Cada um de vocês ocupa um espaço em nosso coração. Sintam-se acolhidos. Muito obrigado!”.

 

NUPEM25ANOS 33

 

O docente convidou o público a participar da Sessão Solene que acontecerá nesta quarta-feira, dia 05 de junho, às 18h30, no Palácio Natálio Salvador Antunes em homenagem aos 25 anos do Instituto, justificada, segundo a Câmara Municipal, pelo pioneirismo do NUPEM no processo de interiorização da UFRJ e no constante apoio do seu corpo social à formulação de políticas públicas de grande interesse científico e social, como a criação do Parque Nacional de Jurubatiba, o Parque Municipal do Barreto, o Parque Municipal do Atalaia, a gestão de recursos hídricos do Município, o levantamento e a preservação da biodiversidade do município e, mais recentemente, nas áreas de educação, fisiologia e no estudos das arboviroses.

O Diretor do Instituto NUPEM/UFRJ concluiu:

“Já temos mais de uma centena de mestres formados e dezenas de doutores. O NUPEM/UFRJ tem se consolidado na geração de conhecimento  em 3 grandes áreas: ciências ambientais, saúde e educação. Todas interagindo e gerando conhecimento inovador e multidisciplinar em sua essência. Termino agradecendo a todo nosso corpo social envolvido na formação de mais de 300 biólogos até hoje. Estes biólogos, licenciados e bacharéis, atuam nas mais diversas atividades em Macaé e região -  e também no exterior. A partir da dedicação de todos, temos reduzido a taxa de evasão estudantil na universidade. Amor, paixão, emoção no dia a dia -  é isso que o NUPEM tem vivido ao longo dos seus 25 anos. E a cerimônia de hoje vem coroar e celebrar este sucesso a partir da participação e construção coletiva e equilibrada em que a pesquisa , o ensino e a extensão universitária se encontram , dialogam, resolvem problemas diários. (...) A partir das pequenas coisas do dia a dia, deste sonho, desta utopia que hoje nos une e nos move, somos capazes de sonhar e desenvolver uma universidade nova, capaz de transformar Macaé e região em uma referência de desenvolvimento sustentável, com preservação de nossa vasta e única biodiversidade. Então, eu convido a todos vocês a viverem um pouco deste sonho na cerimônia de hoje. Muito obrigado!”.

 

NUPEM25ANOS 46

 

A professora titular Denise Pires de Carvalho, primeira mulher eleita reitora da UFRJ, confirmou, durante a cerimônia, a assinatura de sua nomeação pelo Presidente da República e parabenizou o Instituto pelos seus 25 anos: “Eu, particularmente,  tive o grande prazer de ter a minha filha mais velha aluna da UFRJ e do NUPEM. Estava muito satisfeita de tê-la aqui, pois ela estaria neste ambiente onde se exerce o ensino, a pesquisa e a extensão com a qualidade que é a característica da nossa universidade. O NUPEM/UFRJ é o exemplo da universidade interagindo com a sociedade na sua melhor forma, pela excelência acadêmica. São docentes, técnicos e estudantes atuando de mãos das para construir e deixar este legado para a sociedade brasileira”.

 

NUPEM25ANOS 38

 

 

O Diretor do Instituto de Biologia da UFRJ, Sérgio Luiz Costa Bonecker,  resgatou o histórico de sua relação pessoal com o NUPEM/UFRJ: “25 anos depois, eu volto aqui e vejo pessoas como mesmo olhar de antes, trabalhando com amor e paixão. Eu espero que quem começar aqui tenha este exemplo: de profissionalismo,  amizade, companheirismo e desejo de construir uma universidade. Parabéns, NUPEM/UFRJ! Parabéns para todo o corpo social! É uma honra compor esta mesa!”.

 

NUPEM25ANOS 39

 

Russolina Benedeta Zingali, Vice-Decana do Centro de Ciências da Saúde, representou o professor Luiz Eurico Nasciutti, Decano do CCS, e também resgatou a sua história com o NUPEM/UFRJ, destacando a importância do Instituto para a região: “Parabéns ao NUPEM/UFRJ pelos seus 25 anos. É uma honra estar aqui. Eu vim pela primeira vez há quase 10 anos por um convite do professor Francisco Esteves para apresentar uma palestra sobre a interiorização da universidade e da pesquisa e é muito bom ver, depois de todo este tempo, isso se consolidando de forma bastante intensa. A universidade se renova, mas a gente vê que a vitalidade se mantém presente todo este tempo. O NUPEM/UFRJ mostra o que é fazer uma universidade e o que é fazer a diferença num país, convocando a sociedade para participar. É muito inspirador ver todas as atividades que o Instituto desenvolve e como ele transforma a sociedade”.

 

NUPEM25ANOS 40

 

O Secretário Municipal Adjunto de Ensino Superior de Macaé, Professor Márcio Magini, reforçou a parceria do poder púbico municipal com a UFRJ: “somos todos um corpo só. Somos só uma pessoa. E esta única pessoa tem que andar sempre para frente. Olhando para frente e com coragem. A coragem que o NUPEM/UFRJ tem mostrado com muita propriedade através das ações e  da visão do professor Francisco esteves - que sempre foi um homem à frente do seu tempo. Só com esta coragem a gente consegue construir, no poder público, ações realmente relevantes para a sociedade. E o projeto do NUPEM/UFRJ é um projeto vitorioso!”.

 

NUPEM25ANOS 41

 

A Vice-Reitora da UFRJ, Denise Nascimento, conclui a solenidade de abertura:

“É uma enorme alegria estar com vocês como reitora em exercício nesta data simbólica dos 25 anos do Instituto NUPEM/UFRJ. Hoje, de fato, é um dia de celebração. O NUPEM/UFRJ comemora 25 anos trazendo desenvolvimento para esta região do estado do Rio de Janeiro, através de ensino, pesquisa e extensão, trazendo a comunidade do entorno para trabalhar junto conosco dentro da UFRJ. Os novos professores se engajaram no espírito estruturante do NUPEM/UFRJ – acredito que isto tenha sido possível pela realização de concursos específicos para esta região, onde a titulação e o regime de dedicação exclusiva foram fundamentais para a consolidação desta célula do Instituto de Biologia ao longo destes 25 anos. Não posso deixar de agradecer ao Márcio Magini pela coragem, especialmente na proposição de uma residência estudantil para as universidades que estão instaladas em Macaé. Isto teve uma mudança significativa nas políticas de permanência dos estudantes. Com os novos professores e técnicos, os projetos realizados neste Instituto serão definidores para a soberania nacional, principalmente no que diz respeito à sustentabilidade e ao meio ambiente, tão atacados nos últimos tempos. Por fim, termino deixando um agradecimento a toda comunidade pelo trabalho realizado, pela seriedade e pelas parcerias que servem de exemplo para outras unidades acadêmicas de nossa universidade”.

 

NUPEM25ANOS 43

 

Após a cerimônia de comemoração pelo 25 anos do Instituto NUPEM/UFRJ, foi apresentado e , posteriormente, inaugurado o Laboratório Integrado de Biociências Translacionais e foi lançado na instituição o livro "NUPEM: Protagonista da Interiorização da UFRJ”.

 

Você pode assistir à solenidade na íntegra aqui.

 

 

Confira aqui a nossa galeria de fotos! 

 

 

Links

minerva verde      CampusMacae verde      ouvidoria verde     intranet verde     Sigma verde    superEst verde     CAPES verde       cnpq verde     FAPERJ verde

UFRJ Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade - NUPEM/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ