Macaé rumo à Capital do conhecimento: segunda edição de curso internacional consolida parceria entre NUPEM/UFRJ e Universidade de Stavanger

De 3 a 9 de junho, estudantes das duas universidades puderam aprender e se aperfeiçoar em temas relacionados à Biodiversidade.

Na primeira semana de junho, 24 alunos de diversas nacionalidades, oriundos da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade de Stavanger (UiS), na Noruega, puderam trabalhar  com aspectos gerais e aplicados de biodiversidade e conservação no curso “Biodiversity: towards sustainable use of the environment”.

O curso buscou avançar em pesquisas na área das ciências ambientais e tecnologia, procurando, para isso, a integração acadêmica entre Brasil e Noruega e beneficiando, dessa forma, toda a comunidade científica participante, através da oportunidade da troca de experiências e saberes com colaboradores de outras nacionalidades em prol do desenvolvimento científico. Este curso faz parte das atividades previstas em um convênio internacional firmado entre o NUPEM/UFRJ e a Universidade de Stavanger, voltado para a formação de pessoal de pós-graduação em ambos países.

Norbra2019 19

Norbra2019 22

O principal objetivo do projeto foi  proporcionar um ambiente comum de aprendizagem para jovens pesquisadores (mestres e doutores), fortalecendo a parceria no ensino superior e na pesquisa entre a universidade norueguesa e a UFRJ, garantindo  que os alunos tenham as habilidades e o conhecimento necessários para enfrentar os desafios futuros  e, assim, consolidar e desenvolver colaborações educacionais e de pesquisa entre a UiS e a UFRJ no campo da tecnologia ambiental.

Além de estudantes e pesquisadores do NUPEM/UFRJ e da Universidade de Stavanger, o curso contou também com a participação de profissionais de outras unidades da UFRJ, como o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (CCS), além da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Durante uma semana, os estudantes tiveram aulas e participaram de oficinas sobre conservação e  biodiversidade; metodologias voltadas para a compreensão da diversidade  - das moléculas aos ecossistemas; economia de recursos ambientais e naturais; e instituições sociais, econômicas e jurídicas voltadas para a proteção e uso da biodiversidade.

Norbra2019 11

Norbra2019 17

Norbra2019 21

Norbra2019 8

Os parques naturais e unidades de conservação de Macaé e região foram visitados pelos alunos e docentes, propiciando aos participantes internacionais e nacionais uma visão mais integrada da rica biodiversidade local e da necessidade de sua conservação para as gerações futuras. Os alunos puderam, ainda, participar do tradicional “Dia Mundial dos Oceanos”, no NUPEM/UFRJ, tendo a oportunidade de conhecer cerca de 20 projetos e estações interativas na área de conservação dos ecossistemas marinhos.

Norbra2019 4

Norbra2019 2

Norbra2019 3

Norbra2019 24

Norbra2019 20

Narges Karimi, estudante da Universidade de Stavanger, avaliou o curso [ em tradução livre]:

“Eu nunca imaginei que o NUPEM/UFRJ  poderia se tornar um lar para mim e, realmente, um lugar como nenhum outro - e nem mesmo que as pessoas que eu conheço há uma semana poderiam significar tanto para mim! Agradeço muito por serem tão gentis, atenciosos e solidários. Eu aprendi muito com vocês e não posso agradecer o suficiente por tudo isso!”.

Os organizadores do curso falaram sobre a segunda edição:

"Na segunda edição do curso de integração NorBra alunos e professores de 11 nacionalidades diferentes estiveram juntos durante uma semana interagindo e aprendendo sobre conceitos e intercessões entre os dois países, suas universidades, seus ecossistemas e suas diferentes realidades. Acredito que o curso atingiu plenamente seu objetivo e as duas universidades caminham a passos largos para estreitar seus laços e um futuro ainda mais promissor em suas colaborações" (Rodrigo Nunes da Fonseca, diretor do Instituto NUPEM/UFRJ).

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC), Fabio Di Dario, igualmente avaliou a segunda edição do curso:

"A edição deste ano do curso com a Universidade de Stavanger foi novamente um sucesso, promovendo a integração de pós-graduandos de diversas nacionalidades e com formações distintas, todos voltados para a compreensão dos diversos aspectos ligados à conservação da biodiversidade. Como coordenador do PPG-CiAC, acho emocionante e muito recompensador ver como esse tipo de experiência internacional em nossa própria 'casa' tem o poder de transformar nossos alunos e alunas, ampliando seus horizontes em apenas uma semana de convívio intenso. Além do aprendizado técnico, acho que uma das principais consequências positivas deste curso, principalmente com a forma com a qual ele é ministrado, é fazer com que nossos alunos percebam que existe um mundo de possibilidades quase infinitas a serem exploradas em praticamente todas as partes do mundo. Além disso, em cada edição bem sucedida do curso, há a promoção de uma maior integração entre nossas atividades e as pesquisas desenvolvidas na Universidade de Stavanger, na Noruega. Esse é um ótimo caminho para o desenvolvimento de um possível curso de pós-graduação integrando o Instituto NUPEM/UFRJ e Stavanger. Aguardo ansiosamente pela edição do ano que vem!" .

Norbra2019 1

O projeto Nor-Bra2020 recebe apoio financeiro do Centro Norueguês para Cooperação Internacional em Educação (Norwegian Center for International Cooperation in Education - SIU), que apoia igualmente projetos em outros países, como China, Índia, Japão, Rússia e África do Sul. O SIU tem por objetivo apoiar conjuntos de pesquisa e fomentar a mobilidade de docentes e de estudantes de pós-graduação de ambos os países e promover a integração entre atividades de pesquisa e e educação superior em todas as áreas acadêmicas.