302 Found

Found

The document has moved here.

Semana Acadêmica da Biologia recebe Reitora da UFRJ em Macaé

Reitora Denise Pires de Carvalho ressaltou o caráter transformador da educação e da ciência, fazendo uma analogia histórica entre o jogo de luzes e sombras nas obras de Leonardo da Vinci com o cenário atual de luzes e sombras da ciência brasileira.

Entre os dias 02 e 06 de setembro de 2019, o Instituto NUPEM/UFRJ sediou a Primeira Semana Acadêmica da Biologia (I SEMBIO NUPEM/UFRJ) em Macaé, onde foram realizadas palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas e ainda contou com visitas de estudantes da rede pública de ensino.

SEMBIO_Reitora_Denise_ (17).jpeg

Reitora Denise com o corpo social do Instituto NUPEM/UFRJ (Foto: Assessoria de Comunicação/NUPEM)

No último dia 5, às 11h00, à convite da comissão organizadora do I SEMBIO NUPEM/UFRJ, a Profa. Titular da UFRJ e atual reitora, Denise Pires de Carvalho abordou com sensibilidade o tema “CIÊNCIA(S) ENTRE LUZES E SOMBRAS”, iniciando sua apresentação sobre a história das sociedades, desde a Pré-História e a Antiguidade, com a descoberta do fogo e de usos dos recursos naturais sem compreensão do funcionamento, a crença no sobrenatural, passando pela Idade Média, com a Filosofia na Grécia, a subordinação de todas as ciências à teologia e a tentativa de integrar completamente a fé e a razão, até as Idades Moderna e Contemporânea, com o advento das universidades e do método científico.

Denise em seguida falou sobre a evolução da ciência no período do Renascimento (séculos XV e XVI), cujos princípios primavam pela capacidade do ser humano de fazer escolhas livremente, a razão como principal instrumento para compreender o universo e a natureza, e o domínio do homem sobre os elementos naturais.

Assim como toda música prepara o seu apreciador, construindo significados e chegando ao seu apogeu, Denise foi construindo com o público o entendimento de que sombras e luzes são elementos que sempre marcaram a evolução das sociedades, com seus antagonismos, teses e antíteses, sempre desejando uma síntese, seja nas artes, nas ciências e na cultura.

SEMBIO_Reitora_Denise_ (13).jpeg

Convidados atentos no auditório do Instituto NUPEM/UFRJ (Foto: Assessoria de Comunicação/NUPEM)

No apogeu da palestra, Denise recorreu a Leonardo da Vinci, que dominou a técnica do “Sfumato”, um "jogo expressivo de luz e sombra, gerador de uma atmosfera que parte da realidade, mas estimula a imaginação do observador". Assim é a ciência, cuja vocação é “vitalizar as sombras” da ignorância com a luz do conhecimento, ampliar a visão do universo, da natureza, a serviço de toda a vida planetária, com vistas para um futuro sustentável. Denise em sua fala nos relembrou a necessidade de aprendermos com os erros do passado histórico para não repeti-los no presente e no futuro e que a ciência em hipótese nenhuma deve ser reduzida, confinada e ilhada em seus circuitos acadêmicos, como era no século XX, e tampouco sufocada e censurada entre guerras e perseguições ideológicas, políticas ou de credo, como na Idade Média.

SEMBIO_Reitora_Denise_ (15).jpeg

Reitora Denise comentando as obras de Leonardo da Vinci (Foto: Assessoria de Comunicação/NUPEM)

Denise ainda abordou os diferentes modelos de universidade, em sua dimensão histórica e encerrou a sua fala enaltecendo o caráter transformador da educação, lembrando uma citação da ativista e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai: “Vamos pegar nossos livros e canetas. Eles são nossas armas mais poderosas. Uma criança, um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo. A educação é a única solução”. A Universidade Pública, gratuita e de qualidade somente poderá cumprir seus objetivos e missão produzindo conhecimento com a sociedade, um conhecimento novo que contribua para a superação da desigualdade e da exclusão social e para a construção de uma sociedade mais justa, ética e democrática.

SEMBIO_Reitora_Denise_ (16).jpeg

Imagens finais da apresentação da reitora Denise (Foto: Assessoria de Comunicação/NUPEM)

SEMBIO_Reitora_Denise_ (18).jpeg