302 Found

Found

The document has moved here.

Instituto NUPEM/UFRJ dá início às obras de construção da Trilha da Ciência e da Saúde

Parceria entre NUPEM/UFRJ, Engenharia UFRJ-Macaé, Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ) e Comunidade do Barreto viabiliza a criação de mais um espaço de lazer e educação para a sociedade macaense.

 

trilhatodos

As obras tiveram início no último mês e resultam de uma parceria criada em 2017 por alunos dos cursos de Ciências Biológicas  e de Engenharia da UFRJ-Macaé, da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ) e da Comunidade do Barreto que  aposta na inclusão social, na conscientização ambiental e nos cuidados físicos como forma promover conhecimento, saúde, lazer e extensão universitária,  rompendo os muros da academia e criando pontes com a sociedade.

 

TRILHA01 CONSTRUINDO O PROJETO 2017 08 20 Grupo Reunido

Vice-Diretor do NUPEM/UFRJ, Francisco de Assis Esteves, se reune com alunos da Engenharia UFRJ-Macaé (agosto de 2017).

TRILHA03 INSPECIONANDO A AREA

Alunos da Engenharia UFRJ-Macaé visitam o NUPEM/UFRJ e iniciam as inspeções e medições na área (agosto de 2017).

 

A Trilha da Ciência e da Saúde tem o objetivo de estimular a busca pelo conhecimento de forma dinâmica e, simultaneamente, proporcionar um espaço para a prática de exercícios físicos para a população de Macaé e região, em um esforço de integração da Universidade com a sociedade, de maneira inclusiva (haverá mecanismos de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais) e interativa. 

Durante o caminho de cerca de 500 metros a ser percorrido pelos visitantes, pretende-se promover o compartilhamento de conhecimentos sobre os ecossistemas da região e apresentar de forma temática e participativa a história geológica da Terra e evolução da relação Homem-Ambiente e, simultaneamente, possibilitar a prática de exercícios físicos. 


trilha05 entradaboasvindas

 Projeto de Entrada da Trilha da Ciência e da Saúde.

 

O Professor Doutor Rodrigo Vinagre (NUPEMUFRJ) explicou o projeto:

"Esse projeto marca mais um dos estreitamentos entre a academia e a sociedade, uma vez que atenderá pessoas de todas as idades e classes sociais que tenham curiosidades a cerca de temas científicos. Tal projeto prevê a elaboração de 11 estações distribuídas dentro do campus do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM) que contarão com espaços de socialização onde estarão expostos pôsteres com informações relacionadas à saúde física e ciências. Os temas científicos, de início vão tratar da formação do planeta Terra e seu desenvolvimento com interação entre litosfera, hidrosfera  e biosfera. A exposição científica não será fixa, irá variar de tempos em tempos com outras modalidades de conhecimentos científicos, inclusive de interesses específicos relacionados à eventos que estejam ocorrendo no NUPEM/UFRJ naquele momento. Com certeza é mais um passo para o estreitamento das relações entre universidade e sociedade".


 trilha04 entrada

Projeto da Trilha da Ciência e da Saúde

 

Um dos idealizadores do projeto, o professor do curso de Engenharia da UFRJ-Macaé, Conrado Vidotte Plaza, falou sobre o projeto:

"O Projeto 'Trilha da Ciência e da Saúde', fruto de um Projeto de Extensão em parceria entre o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade - NUPEM/UFRJ e o curso de Engenharias da UFRJ/Macaé, consiste na construção de um espaço de saberes aberto à sociedade, principalmente à comunidade local e regional. Neste futuro espaço, visando atender ao grande público, mas principalmente a comunidade do entorno do Instituto, procuraremos conduzir esforços para conjugar aspectos ainda muito deficientes no contexto da sociedade, como, por exemplo, a 'relação homem-natureza', a questão da ação antrópica, a educação ambiental e a prática de atividades físicas diárias. Desta forma, a realização deste projeto possui grande importância tanto para o desenvolvimento intelectual da sociedade de Macaé quanto para reafirmar a importância social e de união das universidades na construção do conhecimento multidisciplinar e interdisciplinar".

 

O vice-diretor do NUPEM/UFRJ, Francisco de Assis Esteves, também discorreu sobre o assunto:

“A Trilha da Ciência e da Saúde do Instituto NUPEM/UFRJ atuará de forma a ampliar ainda mais a ponte entre NUPEM/UFRJ e a sociedade macaense, fortalecendo os laços da Universidade especialmente com o seu entorno: os bairros do Barreto, Aeroporto e Lagomar, lugares tradicionalmente carentes de praças e espaços para esporte e lazer, agora terão uma referência de qualidade para a prática de exercícios físicos e, simultaneamente, para compartilhamento de conhecimentos. É importante ressaltar que tudo isso não teria sido possível sem a parceria exitosa com a Comunidade do Barreto – que, através de uma emenda parlamentar, aportou recursos para a criação da Trilha – ou sem a parceria com o curso de Engenharia da UFRJ-Macaé,  através do professor Conrado Vidotte Plaza,  que arregimentou vários alunos da engenharia civil para construção do projeto. A Trilha se constituirá, ainda, enquanto  uma oportunidade ímpar para os nossos alunos de graduação em ciências biológicas de pôr em prática conhecimentos de ecologia, botânica e zoologia em favor da sociedade macaense. Este ‘caminho para o futuro’ será um marco na história do nosso Instituto e do relacionamento com a comunidade de Macaé, que  terá a ainda mais interação com os conhecimentos gerados nesta fábrica de saberes que é o NUPEM/UFRJ”.

 

 

percurso trilha

Percurso previsto para a Trilha da Ciência e da Saúde

 

Busca-se, assim, a utilização da trilha como instrumento lúdico e educativo para diferentes níveis de escolaridade e públicos, estimulando a promoção de saúde, a preservação ambiental e, consequentemente, um maior comprometimento socioambiental dos visitantes. A caminhada científica acompanhada de exercício físico possibilitará uma excelente oportunidade de lazer e aprendizado para a população.Várias universidades e centros de pesquisas no Brasil já dispõem de equipamentos para recepção de visitantes, tais como trilhas interpretativas, a saber, a UFMG, a UFScar, USP, USP-Ribeirão Preto, INPA. E agora chegou a  vez da UFRJ presentear a sociedade local com mais uma conquista!

O Diretor do NUPEM/UFRJ, Rodrigo Nunes da Fonseca, agradece e parabeniza todos os envolvidos nesse projeto inovador e modelo de interação entre academia e sociedade.

 

 

Links

minerva verde      CampusMacae verde      ouvidoria verde     intranet verde     Sigma verde    superEst verde     CAPES verde       cnpq verde     FAPERJ verde

UFRJ Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade - NUPEM/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ