Fórum Norte-Fluminense  de Educação em Ciências: diálogos e práticas - Confira a programação

Convidamos você para participar do Fórum Norte-Fluminense de Educação em Ciências no dia 10 de dezembro. As inscrições  estão abertas e seguem até o dia 05 de dezembro. Confira a programação e participe!

forum norte programaçao

O evento tem  por objetivo reunir e reconhecer as ações de Ensino de Ciências (EC) historicamente desenvolvidas na Região Norte-Fluminense. Buscamos  por meio de encontros/diálogos em Palestras, Mesas Redondas e Grupos de Trabalhos entre os atores sociais envolvidos nestas atividades, observar tendências e lacunas, além de contribuir para a formulação de uma agenda estratégica de inovação em Educação em Ciências. Nessa agenda pretendemos, em colaboração, desenvolver ações integradoras de pesquisa, ensino e extensão na região, aproximando a comunidade universitária da comunidade escolar.

A mesa redonda "Perspectivas em educação em ciências no interior do estado como estratégia para a inovação social e tecnológica", com a participação das Professoras Denise Pires (Profª Titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho e Reitora da UFRJ) e Isabel Martins (Profª Titular do Instituto NUTES) e do Prof. Francisco Esteves (Prof. Titular e Vice-diretor do Instituto NUPEM), tem por objetivo contribuir para o reconhecimento histórico das demandas sociais atendidas pela universidade no interior do estado e, sobretudo, desenvolver respostas à seguinte pergunta: Que contribuições a Educação em Ciências pode oferecer às estratégias de inovação social e tecnológica no interior do estado? Que atores, papéis e relações são importantes para o desenvolvimento dessas estratégias?

A luz das interações desenvolvidas ao longo do dia e das demandas apresentadas pelos participantes, no período da tarde, buscaremos desenvolver, coletivamente, propostas para a formulação de uma agenda estratégica regional de inovação e cooperação em Educação em Ciências . Nessa agenda pretendemos apontar ações integradas de pesquisa, ensino e extensão na região para o ano de 2020.

Público-Alvo: Este evento abrangerá a participação de professores do Instituto, professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da região, além de estudantes de graduação e pós-graduação.

Data/horário: 10 de dezembro de 2019, das 8h às 18h30.

Local: Instituto NUPEM/UFRJ - Avenida São José Barreto, 764, no bairro de São José do Barreto, em Macaé (próximo à rodovia Amaral Peixoto, na rua detrás do Centro de Convenções de Macaé/Parque de Exposição)

Inscrições: As inscrições são gratuitas, sujeitas a aprovação e realizadas via site do evento até o dia 5 de dezembro (até 23h59). A participação no evento será certificada.

Informações: clique aqui.

Programação:

Atividade

8:00

Credenciamento

8:30

Solenidade de Abertura

9:00

Mostra de experiências exitosas de professores da região

10:30

Mesa redonda: Perspectivas em educação em ciências no interior do estado como estratégia para inovação social e tecnológica

12:30

Intervalo para o almoço

13:30

Grupos de Trabalho - Construção de uma agenda estratégica de cooperação em ensino, pesquisa e extensão para 2020.

15:45

Café

16:00

Apresentação das propostas elaboradas nos Grupos de Trabalho

17:00

Consolidação das propostas em uma agenda

18:00

Encerramento

Mesa-redonda: Perspectivas em educação em ciências no interior do estado como estratégia para inovação social e tecnológica - Dia 10/12 - 08:00h - 13:00h

• Mediador(es): Américo de Araujo Pastor Junior
    • Objetivos: Com a participação das Professoras Denise Pires e Isabel Martins e do Professor Francisco Esteves, esperamos que esse debate possa contribuir para o reconhecimento histórico das demandas sociais atendidas pela universidade no interior do estado e, sobretudo, desenvolver respostas à seguinte pergunta: Que contribuições a educação em ciências pode oferecer às estratégias de inovação social e tecnológica no interior do estado? Que atores, papéis e relações são importantes para o desenvolvimento dessas estratégias.
    • Carga Horária Presencial: 4h
    • Público Alvo: Professores, estudantes e demais profissionais da educação.

Grupo de Trabalho: Desenvolvimento de uma agenda estratégica regional de inovação e cooperação em Educação em Ciências - Dia 10/12 - 13:30h - 18:30h

• Objetivos:A luz das interações desenvolvidas ao longo do dia, nesse momento buscaremos levantar demandas e desenvolver coletivamente propostas para a formulação de uma agenda estratégica regional de inovação e cooperação em Educação em Ciências . Nessa agenda pretendemos apontar ações integradas de pesquisa, ensino e extensão na região para o ano de 2020.
    • Carga Horária Presencial: 6h
    • Público Alvo: Professores, estudantes e demais profissionais da educação.