Professores do Instituto NUPEM/UFRJ proferem palestras na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Quirino Carneiro Rennó, em São Paulo

 No início de dezembro  de 2019,  os professores do Instituto NUPEM/UFRJ, Rodrigo Nunes da Fonseca e Magdalena Nascimento Rennó, realizaram palestras na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Quirino Carneiro Rennó do município de São Paulo,

situada no bairro São Geraldo. Na palestra intitulada “Medicamento: o que você precisa saber para fazer seu uso correto”, realizada pela professora Magdalena foram abordados assuntos relacionados ao risco da automedicação, importância da adesão à terapia medicamentosa em doenças crônicas, a importância das vacinas na prevenção de doenças, a importância dos genéricos para o acesso ao tratamento e os problemas relacionados ao uso excessivo de medicamentos e resistência antimicrobiana, assim como o descarte correto dos medicamentos e pontos de coleta, entre outros assuntos.

Professora Magdalena N. Renno ministrando palestra

Professora Magdalena Rennó ministrando palestra

 

Na palestra intitulada “Grandes cientistas brasileiros e como sua história vem mudando a sociedade brasileira”, ministrada pelo professor Rodrigo, foi abordada a pesquisa realizada pela cientista Johanna Döbereiner e a importância de sua descoberta para o programa brasileiro de melhoramento de soja, permitindo a eliminação dos adubos nitrogenados na cultura de soja rendendo assim uma economia anual de mais de 2 bilhões de dólares para o Brasil, também apresentou as pesquisas e os projetos extensionistas realizados pelo NUPEM e que envolvem a comunidade local e a inserção social e científica no município de Macaé, entre outros assuntos.

Professor Rodrigo N. Fonseca ministrando palestra

Professor Rodrigo Nunes ministrando palestra

 

O evento proporcionou um espaço de diálogo, de interação e trocas de saberes com os pais, responsáveis e alunos do nono ano, como também, com os professores da escola com o objetivo de promover e apoiar a divulgação científica e potencializar as ações do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a escola EMEF Professor Quirino Carneiro Rennó junto à comunidade.

Na abertura do evento os alunos do nono ano apresentaram a peça musical intitulada “Romeu e Julieta” e os alunos desempenharam seus papéis de forma brilhante, orientados pela professora Veronice Veronezi da disciplina de Arte do nono ano da escola.

Carlla de Souza Rocio, mãe da aluna de nono ano, Natália Rocio de Souza, que participou das palestras ministradas pelos professores, afirmou que ficou emocionada com o conteúdo da palestra e da qualidade dos palestrantes, em especial da filha do nosso patrono, afirmou ainda que sempre descartou errado seus medicamentos vencidos, além de ingeri-los com leite, saindo da palestra motivada a procurar mais informações.

Cerca de 230 pessoas participaram e o diretor Professor Edno Candido da Cunha do EMEF Professor Quirino Carneiro Rennó afirmou a importância de palestras como a de hoje, contribuem para construção sólida de conhecimentos e a desmistificação de maus hábitos, que tomamos por verdadeiros, que passam de geração para geração, ressaltando a importância de compreender como a ciência determinou e determinará os rumos da humanidade, somos produtos de nossa curiosidade, transformada em pesquisa, métodos que geram a ciência, muitas vezes distantes das nossas vidas.

Diretor da EMEF Edno e Professores do NUPEM Magdalena e Rodrigo

Diretor da EMEF Edno e Professores do NUPEM Magdalena e Rodrigo

 

Em suma parcerias como as atividades desenvolvidas no dia 13/12/2019, possibilitam novos horizontes para uma educação de qualidade para todos.

A professora Coordenadora Pedagógica Raquel Amélia Menegussi Silva, mencionou que os conteúdos apresentados estão em culminância com nosso currículo, esclarecendo dúvidas que o público apresentou, gerando mudanças de hábitos imediata e duradoura na vida dos presentes.

Professores do NUPEM conversando com os professores da EMEF

Professores do NUPEM conversando com os professores da EMEF

 

Os professores Magdalena e Rodrigo observaram que a infraestrutura da escola possui espaços não convencionais de aprendizagem, possibilitando também o ensino além da sala de aula, o que proporciona a formação do aluno com experiências práticas que são importantes para o desenvolvimento do conhecimento. Observaram que, assim como, o NUPEM a escola tem sua infraestrutura e administração desenvolvidas com extremo cuidado sempre tendo a preocupação em agregar a comunidade a sua volta. Esperamos que a partir dessa experiência seja estabelecida uma parceria de longo prazo e que outros professores, técnicos administrativos e alunos do NUPEM estejam inseridos neste contexto.

Links

minerva verde      CampusMacae verde      ouvidoria verde     intranet verde     Sigma verde    superEst verde     CAPES verde       cnpq verde     FAPERJ verde

UFRJ Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade - NUPEM/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ