Fórum Norte-fluminense de Educação em Ciências  

Evento realizado no último 10 de dezembro  teve como objetivo  reunir os atores interessados em educação em ciências, reconhecer as práticas já realizadas na região e construir coletivamente uma agenda para colaborações em ações de inovação na educação científica. O evento reuniu 185 participantes, entre professores do ensino fundamental e superior, pesquisadores e estudantes de licenciatura nas áreas de ciências.

ForumNF1

 

A mesa de abertura do evento contou com a participação da Reitora da UFRJ, a Profª Denise Pires de Carvalho, com o Secretário de Educação de Macaé, Prof. Guto Garcia, com os diretores no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM e Instituto NUTES, Prof. Rodrigo Nunes da Fonseca e Professor Alexandre Brasil, além do representante da comissão organizadora do evento, Prof. Américo Pastor.

A Magnífica Reitora, DenisePires de Carvalho, destacou o compromisso da reitoria com o projeto de interiorização da universidade e ressaltou a importância deste para avanços científicos e sociais. O Prof. Guto Garcia, por sua vez, destacou as realizações da Secretaria Municipal de Educação e as colaborações desta com a UFRJ. Já o Prof. Rodrigo celebrou a importância do evento e seu papel fundamental em aprimorar as parcerias no Instituto com a comunidade. O Prof. Alexandre, por seu turno, defendeu a importância de cidades do interior, como Macaé, também se tornarem centros de produção de conhecimento e de como isso é uma condição essencial para a produção de cidadania na região. O Prof. Américo, por fim,  falou sobre a proposta do evento e agradeceu a presença de todos, sem a qual o evento não teria sentido.

 

 ForumNF2

 

No momento seguinte, oito professores da rede municipal de educação apresentaram seus projetos de sucesso em ensino de ciências e puderam discutir a respeito de facilidades e obstáculos na implementação de suas propostas. Foram apresentadas experiências sobre o  uso de contribuições da teoria da aprendizagem significativa, práticas de experimentações, ações em laboratório científicos, usos ficções científicas em nas aulas de ciências, além de relatos parcerias entre universidades e escolas no contexto do PIBID-UFRJ e a realização de feiras de ciências como recursos à educação científica.

 

A mesa de debate foi composta pela Reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, pela Professora Isabel Martins (NUTES/UFRJ) e pelo Professor Francisco de Assis Esteves (Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM/UFRJ). A Professora Denise apresentou relevantes informações para sustentar a defesa da importância das inovações em educação para o avanço científico e cultural no interior do estado do Rio de Janeiro. Em sua apresentação, o professor Francisco Esteves demonstrou como ciência e educação vêm caminhando juntas para auxiliar o desenvolvimento socioambiental de Macaé e região.  A professora Isabel Martins, por sua vez,  apresentou dados sobre a produção científica do campo de Educação em Ciências e convidou aos participantes a desenvolverem reflexões sobre os reais compromisso da educação com o desenvolvimento científico e social, oferecendo assim, uma ótima oportunidade para o melhor dimensionamento desses esforços.

 ForumNF3

 

ForumNF4

ForumNF5 

 

No período da tarde, foram desenvolvidos grupos de trabalhos compostos por professores da rede municipal de educação básica, professores universitários e estudantes de graduação e pós-graduação. Estes  grupos foram divididos  de acordo com os seguintes temas: "Metodologias Ativas no Ensino de Ciências; Jogos e ludicidade na Educação em Ciências"; "Tecnologias educacionais no Ensino de Ciências; Inclusão e acessibilidade no Ensino de Ciências"; "Currículo e Avaliação no Ensino de Ciências"; "Diversidade Cultural na sala de aula no Ensino de Ciências"; "Educação Ambiental no Ensino de Ciências"; "Alfabetização científica"; "Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA)" e  "Aspectos psicológicos e psicopedagógicos no Ensino de Ciências". 

 

 

ForumNF6

ForumNF7

ForumNF8

 

ForumNF9

ForumNF10

 

Como resultado destes grupos de trabalho, foram elaboradas mais de 80 propostas de ações de aprimoramento e inovação das práticas educacionais em ciências. Essas propostas foram apresentadas aos participantes de  todos os grupos e discutidas a fim de que estas fossem consolidadas como ações de uma agenda de inovações para o ano de 2020.

 

ForumNF11

 

Redação: Américo Pastor

Links

minerva verde      CampusMacae verde      ouvidoria verde     intranet verde     Sigma verde    superEst verde     CAPES verde       cnpq verde     FAPERJ verde

UFRJ Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade - NUPEM/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ