NUPEM/UFRJ recebe crianças para atividades científicas

Evento foi realizado pela primeira vez na instituição e teve inscrições esgotadas em apenas um dia!

Na última terça-feira, 21 de janeiro, cerca de 40 crianças de 5 a 12 anos participaram da primeira edição do “NUPEM/UFRJ com Ciência para Crianças”. Durante o evento, as crianças puderam conhecer a biodiversidade de Macaé por meio do acesso às  coleções biológicas da instituição - fontes importantes para estudos voltados à  conservação ambiental, evolução,  mudanças climáticas e saúde ambiental.

A coordenadora do evento, professora Mirella Pupo Santos, discorreu sobre os objetivos da primeira edição  “NUPEM/UFRJ com Ciência para Crianças”:

"Esse tipo de ação tem como objetivo estimular a curiosidade das crianças e desmitificar o papel do pesquisador. A popularização e conscientização da importância da ciência permite que a criança compreenda que tudo está interligado e que a preservação do meio ambiente é essencial para sobrevivência de nosso planeta. O evento foi um sucesso e novas edições deverão ocorrer no período de férias escolares".

crianças22

Ao chegarem ao NUPEM/UFRJ, os pequenos visitantes foram apresentados ao Espaço Ciência, museu de biodiversidade inaugurado em 2008 que conta com a exposição "Diversidade dos Ecossistemas Costeiros do Norte Fluminense". Dentre as suas  principais atrações, estão aves e mamíferos terrestres taxidermizados, além de uma réplica em tamanho natural de um tubarão anequim. Os organismos expostos ocorrem no Norte Fluminense, de modo que a exposição está inserida na realidade dos visitantes. Parte do acervo é produzida pela equipe do projeto a partir de animais vitimados em atropelamentos nas rodovias locais, transformando estes exemplares em um poderoso meio para difusão de informações sobre biologia e a importância da biodiversidade. O objetivo principal desta atividade é fazer com que as crianças sintam-se mais próximas da diversidade biológica, de modo que a consciência ambiental e ecológica possa ser desenvolvida.

crianças2

crianças3

crianças7

O público infantil teve a oportunidade de experimentar a vivência em laboratórios de pesquisa, conhecendo os Laboratórios Didático, de Ecologia Aquática, de Biologia de Vertebrados e de Invertebrados. Durante a visita aos laboratórios, os visitantes puderam conhecer diferentes aspectos da diversidade biológica das coleções (taxonomia, filogenia, biogeografia, pesca, ecologia e conservação), tendo a oportunidade de ampliar de forma divertida e interativa seus conhecimentos sobre aspectos da biologia e conservação da rica fauna e flora da região Norte Fluminense.

crianças19

crianças44

crianças49

crianças62

crianças38

crianças58

Os estudantes  participaram ainda de atividades lúdicas e educativas como instrumentos pedagógicos para estimular a capacidade de observação e reflexão: conheceram as marmosas (marsupial da família Didelphidae) e seus modos de vida e participaram da oficina "Tem açúcar aqui?", conduzida pela técnica de laboratório Juliana do Nascimento da Silvacujo intuito era levar as crianças a perceberem a grande quantidade de açúcar presente nos alimentos do nosso dia a dia,  além de conscientizá-los sobre a importância da redução do seu consumo.

crianças10

crianças70

Após conhecerem as NUPEM/UFRJ e participarem das atividades previstas, as crianças lancharam na cantina da instituição e se dirigiram até o auditório, onde, calorosamente aplaudidas, foram chamadas, individualmente, para receberem o certificado de participação na primeira edição do “NUPEM/UFRJ com Ciência para Crianças”.

crianças87

crianças97

crianças82

crianças96

O idealizador do evento, professor Francisco Esteves, vice-diretor do Instituto, comentou a iniciativa da instituição:

"A ideia de realizar um evento para crianças nasceu da tentativa de resgatar a tradição do NUPEM/UFRJ de focar na extensão, no compartilhamento do conhecimento científico com a sociedade. Pensamos em usar a tradição do NUPEM/UFRJ para fazer atividades lúdicas e científicas com os filhos de professores, servidores técnico-administrativos e terceirizados. Acreditamos, inicialmente, que seria uma atividade pequena, no entanto, ela tomou uma dimensão muito grande e isso mostrou que há uma demanda reprimida neste sentido e que há a necessidade de a UFRJ, como universidade pública, agir com mais intensidade, ter mais proatividade para com as demandas da sociedade. Nós, enquanto um instituto de pesquisa, ensino e extensão, precisamos estar sempre voltados para a formação de pessoas, inclusive crianças, que são aquelas que conduzirão a política de conservação do nosso país".

crianças101

Todas as atividades foram conduzidas por professores, técnicos-administrativos e alunos do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, a quem agradecemos enormemente pelos esforços engendrados para que o evento se tornasse um grande sucesso!

Em breve, divulgaremos maiores detalhes sobre a segunda edição do “NUPEM/UFRJ com ciência para crianças”. Fique atento ao nosso calendário e participe!