Minicursos para formação continuada dos professores do ensino Municipal de Macaé.

O Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM/UFRJ, o Instituto NUTES e o Centro de Formação Carolina Garcia, no contexto do Fórum Norte-Fluminense de Educação em Ciências e a Direção Adjunta de Extensão Universitária do Instituto NUPEM, no último dia 8 de maio, abriram uma chamada para submissão de Minicursos (on-line) de Formação Continuada para Professores da Rede Municipal de Macaé. Como respostas a essa iniciativa, foram recebidas e aprovadas 29 propostas, totalizando mais de 600 vagas em minicursos de diversas temáticas.

minicurso3

Diante desse grande sucesso, os organizadores desta iniciativa gostariam de agradecer a todos os professores que inscreveram propostas aceitaram contribuir com esse movimento de formação. São muitos os obstáculos postos à educação por esse momento de incertezas, mas temos certeza de que a superação de parte deles se dará por esforços como esses, sempre pautados pela união e colaboração entre os atores da educação.

 

Os professores e pesquisadores dos Instituto NUPEM e Instituto NUTES oferecerão os seguintes minicursos oferecidos são:

 

  • Promovendo a alfabetização científica na educação básica - Coordenado pelo Professor Dr. Leonardo Maciel Moreira;
  • Reflexões acerca da Educação de Jovens e Adultos e o papel do docente: caracterização do perfil da EJA (MÓDULO I) - Coordenado pela Professora Dra.  Andrea Giglio Bottino;
  • Reflexões acerca da Educação de Jovens e Adultos e o papel do docente: Relação professor e aluno (MÓDULO II) - Coordenado pela Professora Dra.  Andrea Giglio Bottino;
  • Reflexões acerca da Educação de Jovens e Adultos e o papel do docente: Planejamento dialógico (MÓDULO III) - Coordenado pela Professora Dra.  Andrea Giglio Bottino;
  • Reflexões acerca da Educação de Jovens e Adultos e o papel do docente: Valorização de vivências e o mundo de trabalho dos discentes (MÓDULO IV) - Coordenado pela Professora Dra.  Andrea Giglio Bottino;
  • Imaginamundos - Coordenado pelo Professor Dr. Rafael Nogueira Costa;
  • Circuito Neural para Professores: Fatos e Ficções sobre o Cérebro - Coordenado pela Professora Dra.  Isabela Villarinho de Paula Lobo;
  • Sensoriamento Remoto como ferramenta didática no Ensino fundamental e médio - Coordenado pela Professora Dra.  Paula Debiasi;
  • Relações Étnico-Raciais no Ensino de Ciências - Coordenado pela Professora Msc.  Luciana Ferrari Espíndola Cabral;
  • Organismos Geneticamente Modificados: Riscos e Benefícios - Coordenado pela Professora Dra.  Mirela Pupo Santos;
  • Tecnologias e Produção de mídias por Professores (Módulo 1) - Coordenado pelo Professor Dr. Américo de Araujo Pastor Junior;
  • Tecnologias e Produção de mídias por Professores (Módulo 2) - Coordenado pelo Professor Dr.  Américo de Araujo Pastor Junior;
  • Mundo virtual: Tecnologias para visualização de moléculas e ensino de ciências  - Coordenado pela Professora Dra.  Paula Alvarez Abreu;
  • Gênero e raça na escola: contribuições das ciências sociais - Coordenado pela Professora Dra.  Giuliana Franco Leal;
  • Identidades e espaços da Educação Ambiental no Brasil - Coordenado pelo Professor Dr. Fábio Alves Leite da Silva;
  • Agricultura, Comida e Veneno - Coordenado pelo Professor Dr.  Daniel Basílio Zandonadi;
  • Formação de Professores para abordagem de tópicos relacionados ao uso racional de medicamentos para qualidade de vida e sustentabilidade - Coordenado pela Professora Dra.  Magdalena Nascimento Rennó;
  • A experimentação no ensino de ciências - Coordenado pelo Professor Dr.  Petter Franco Entringer;
  • Jogos de Tabuleiro Modernos e suas possibilidades no ensino - Coordenado pelo Professor Dr.  Leonardo Araujo de Abreu;
  • Princípios Básicos da Oncologia - Coordenado pela Professora Dra.  Daiana Vieira Lopes Alves;
  • Questões sócio-científicas no ensino de ciências - Coordenado pela Professora Dra.  Isabel Martins;
  • Avaliando criticamente informações sobre ciência na mídia - Coordenado pela Professora Dra.  Isabel Martins;
  • Educação para a mudança climática - Coordenado pela Professora Dra.  María Angélica Mejía-Cáceres;
  • Fake News faz mal à saúde? Reflexões sobre o consumo de informações em tempos de pandemia -  - Coordenado pelo Professor Dr.  Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca;
  • A linguagem audiovisual na Educação: “Como os filmes são feitos?” (Módulo 1)  - Coordenado pelo Professor Dr.  Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho;
  • A linguagem audiovisual na Educação: “Como os filmes são usados?” (Módulo 2) - Coordenado pelo Professor Dr.  Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho;
  • Práticas para o Ensino de Ciências - Coordenado pelo Professor Dr.  Mário Sérgio Schultz;
  • Adaptação de conteúdo para divulgação científica em mídias sociais - Coordenado pela Professora Dra.  Manuela Leal da Silva e pelo Msc. Enoque Ribeiro;
  • Ferramentas computacionais para visualização de moléculas em 3D - Coordenado pela Professora Dra.  Manuela Leal da Silva e por Yago Frossard;  
  • Apropriações de leitura e escrita: interfaces entre o livro e o espaço virtual - Coordenado pela Professora Dra. Andréa Costa da Silva.
  • O formulário para a pré-inscrição está disponível para professores da rede municipal de Macaé e estudantes da UFRJ-Macaé no link https://formacaomacae.wixsite.com/formacao/inscricoes (as pré-inscrições estão sendo liberdas gradualmente) . A distribuição preferencial será de ¾ das vagas para professores da rede municipal e ¼ para estudantes da UFRJ.  As inscrições serão confirmadas mediante lotação dos cursos e distribuição de participantes de modo a garantir que todos tenham oportunidade de participar de quantidades equivalentes de atividades.

Os minicursos possuem em média de 2 a 8 horas de duração e podem contar com mais de um módulo (que são independentes). As atividades serão desenvolvidas nos meses de junho e julho de 2020.

UFRJ Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade - NUPEM/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ