As imagens de uma história em construção: gênese do processo de interiorização da UFRJ Macaé

No ano de 2003, eu era um estudante de Graduação no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRJ, no campus da Ilha do Fundão, quando me inscrevi para cursar a disciplina eletiva Ecologia da Conservação dos Recursos Naturais Renováveis, ministrada pela Profa. Dra. Maria Fernanda Santos Quintela.

As aulas eram reflexivas, estimulantes e com debates permanentes. Sentávamo-nos em roda, líamos artigos científicos e capítulos de livros. Os temas eram variados, mas giravam em torno da interface entre as atividades antrópicas e a conservação da natureza. A forma de avaliação seria realizada com a aplicação de duas provas e um seminário, um modelo de avaliação clássico naquele curso. Foi quando a turma, muito unida pelos debates, propôs à professora um modelo de avaliação diferente daquele que já estávamos acostumados. A professora acolheu a demanda dos alunos: faríamos uma apresentação de uma pesquisa sobre os temas debatidos em sala de aula. Os tópicos foram colocados no quadro e cada aluno escolheu o tema da sua pesquisa. O meu tema foi recuperação de áreas degradadas. Um tema amplo, não? Eu teria que delimitar a pesquisa para ganhar profundidade. Foi então que decidi pesquisar o Projeto Mutirão de Reflorestamento do Parque Natural Municipal de Grumari.

Continuar lendo...

Por: Rafael Nogueira Costa

(Hoje, professor do NUPEM/UFRJ)